Logística reversa e identificação de produtos: revisão teórica para indústria eletroeletrônica

Autores

  • Uanderson Rebula de Oliveira Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG AEDB - Associação Educacional Dom Bosco.
  • Fernando Augusto Silva Marins Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG
  • Jorge Muniz Júnior Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2049

Palavras-chave:

Logística Reversa. Lixo Eletrônico. Código de Barras. Identificação por Rádio Frequência. Revisão Sistemática da Literatura. Estudo de Caso.

Resumo

A venda de produtos eletroeletrônicos cresce em função das inovações tecnológicas e da rapidez com que eles se tornam obsoletos, refletindo no aumento de um resíduo descartado denominado Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) ou Lixo Eletrônico. Oriundo do descarte de eletroeletrônicos, tais como desktopsnotebooks, impressoras e celulares, o REEE é um problema relevante, pois contém substâncias danosas ao meio ambiente e à saúde humana. Dessa forma, torna-se necessário uma disposição final adequada. Com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos devem estruturar e implementar sistemas de Logística Reversa (LR) mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor. Apesar de muitas empresas do setor de eletroeletrônicos se preocuparem com a LR de seus produtos, a revisão da literatura indica poucos resultados, evidenciando carência de trabalhos sobre o tema. O artigo analisa o panorama da LR e sua inter-relação com o lixo eletrônico e a tecnologia de identificação de produtos, com propósito de contribuir com a prática da PNRS. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura envolvendo a Logística Reversa, o Lixo Eletrônico e as Tecnologias de Identificação de Produtos. Por meio de um estudo de caso, Projeto SmartWaste da Hewlett-Packard (HP), pode-se inferir que o Código de Barras e a Identificação por Rádio Frequência (RFID) são tecnologias úteis e viáveis nas práticas de LR para o lixo eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uanderson Rebula de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG AEDB - Associação Educacional Dom Bosco.

Aluno de mestrado

Fernando Augusto Silva Marins, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG

Departamento de Produção

Jorge Muniz Júnior, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG

Departamento de Produção

Publicado

15-06-2016

Como Citar

de Oliveira, U. R., Silva Marins, F. A., & Júnior, J. M. (2016). Logística reversa e identificação de produtos: revisão teórica para indústria eletroeletrônica. Revista Produção Online, 16(2), 633–677. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2049

Edição

Seção

Artigos