Preditores de retenção e lealdade de clientes em academias de ginástica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2705

Palavras-chave:

Lealdade. Retenção. Qualidade de Serviço. Barreiras à Mudança. Academia de Ginástica

Resumo

A lealdade dos clientes deve ser encarada como uma vantagem sustentável e indispensável à sobrevivência de uma organização de serviços. Por isso, acadêmicos e profissionais têm se engajado nos últimos anos em estratégias voltadas para o aumento na percepção da qualidade do serviço e de barreiras que dificultem o abando precoce dos serviços contratados. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da qualidade percebida e das barreiras relacionais à mudança na lealdade e na retenção de clientes em academias de ginástica. A pesquisa, de natureza descritiva, foi realizada em duas academias de ginástica com uma amostra n=228. As dimensões de Qualidade e de Barreiras Relacionais à Mudança foram tomadas como variáveis independentes e submetidas à análise de regressão logística para retenção e para lealdade. Os resultados demonstraram que os aspectos tangíveis associados ao serviço são a dimensão da qualidade que mais afeta a lealdade. O estudo preditivo da retenção apresentou a frequência de utilização do serviço como sendo a variável mais importante associada ao comportamento de recompra, seguido de empatia. Conclui-se que a qualidade de serviço e as barreiras influenciam positivamente na lealdade e na retenção de clientes, embora existam preditores diferentes para a retenção e a lealdade. Além disso, a qualidade tem um maior poder de influência do que as barreiras relacionais, especialmente na lealdade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David de França Arcoverde, Faculdade Boa Viagem-DeVry

Mestre em Gestão Empresarial, gestor educacional e professor.

Marcus Augusto Vasconcelos Araújo, Faculdade Boa Viagem-DeVry

Professor Dr. no Centro de Pesquisa e Pós-graduação em Administração da FBV/DeVry

Referências

AFTHINOS, Y.; THEODORAKIS, N. D.; NASSIS, P. Customer expectations of service in Greek fitness centers. Managing Service Quality, v. 15, n. 3, p. 245-258, 2005. https://doi.org/10.1108/09604520510597809

ARAÚJO, Carlos A. S. Identificação dos Fatores de Aderência em Programas de Atividade Física em Academias Utilizando Inteligência Computacional. 2010. 150 f. Dissertação (mestrado em engenharia biomédica) Programa de pós-graduação em engenharia biomédica. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

BROWN, T. J., CHURCHILL JR., G. A., PETER, J. P. Improving the measurement of service quality. Journal of Retailing, v. 69, n. 1, p.127, 1993. https://doi.org/10.1016/S0022-4359(05)80006-5

BURNHAM, Thomas A.; FRELS, Judy K.; MAHAJAN, Vijay. Consumer switching costs: a typology, antecedents, and consequences. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 31, n. 2, p. 109-126, 2003. https://doi.org/.1177/0092070302250897

CARMAN, James M. Consumer perceptions of service quality: An assessment of the SERVQUAL dimensions. Journal of Retailing, v. 66, n. 1, p. 33, 1990.

CHELLADURAI, Packianathan; CHANG, Kyungro. Targets and standards of quality in sport services. Sport Management Review, v. 3, n. 1, p. 1-22, 2000. https://doi.org/10.1016/S1441-3523(00)70077-5

CLEM, Theresa. Understanding Country Club Members’ Loyalty: factors affecting membership renewal decisions. 2011. 81 f. Tese (doutorado) . Kent State University College and Graduate School of Education, Health, and Human Services, 2011.

COSTA, Ricardo J. G. Determinantes da Lealdade do Cliente no Health & Fitness. 2011. 56 f. Dissertação (mestre em gestão do desporto). Universidade Técnica de Lisboa; Faculdade de Motricidade Humana, 2011.

CRONIN JR, J. Joseph; TAYLOR, Steven A. Measuring service quality: a reexamination and extension. The Journal of Marketing, p. 55-68, 1992. http://dx.doi.org/10.2307/1252296

CRONIN JR, J. Joseph; BRADY, Michael K.; HULT, G. Tomas M. Assessing the effects of quality, value, and customer satisfaction on consumer behavioral intentions in service environments. Journal of Retailing, v. 76, n. 2, p. 193-218, 2000. https://doi.org/10.1016/S0022-4359(00)00028-2

CYARTO, Elizabeth V.; BROWN, Wendy J.; MARSHALL, Alison L. Retention, adherence and compliance: important considerations for home-and group-based resistance training programs for older adults. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 9, n. 5, p. 402-412, 2006. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2006.06.020

DICK, Alan S.; BASU, Kunal. Customer loyalty: toward an integrated conceptual framework. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 22, n. 2, p. 99-113, 1994. https://doi.org//10.1177/0092070394222001

DRUCKER, Peter Ferdinand. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002.

ENTRIEL, Aparecida Laino. Uma proposta para o entendimento do comportamento do consumidor e gestão de marketing de serviços. Originalmente apresentado como tese de doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

ERLICH, Paulo. Mentoria e adesão a atividade física: o caso dos usuários da academia CHESF. Originalmente apresentado como dissertação de mestrado. Faculdade Boa Viagem/DEVRY. Recife, 2010.

FERRAND, Alain; ROBINSON, Leigh; VALETTE-FLORENCE, Pierre. The intention-to-repurchase paradox: A case of the health and fitness industry. Journal of Sport Management, v. 24, n. 1, p. 83-105, 2010. https://doi.org/10.1123/jsm.24.1.83

FERREIRA, Célia Marina Costa. Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado. Instituto Politécnico de Castelo Branco; Escola Superior de Gestão, 2012.

FORNELL, C., Johnson, M. D., Anderson, E. W., Cha, J., & Bryant, B. E. The American customer satisfaction index: nature, purpose, and findings. The Journal of Marketing, p. 7-18, 1996. http://dx.doi.org/10.2307/1251898

GARCIA, Fernández J.; SAÑUDO, Corrales B. Las experiencias de servicio en clientes mayores de 50 años y su influencia en la lealtad en centros de fitness privados.Kronos, v. 12, p. 74-83, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, Celina R. N. Retenção de sócios no fitness: estudo do posicionamento, expectativas, bem-estar e satisfação. Originalmente apresentada como tese de doutorado. Universidade Técnica de Lisboa; Faculdade de Motricidade Humana, 2012.

GREMLER, Dwayne D.; GWINNER, Kevin P.; BROWN, Stephen W. Generating positive word-of-mouth communication through customer-employee relationships. International Journal of Service Industry Management, v. 12, n. 1, p. 44-59, 2001. https://doi.org/10.1108/09564230110382763

GRÖNROOS, Christian. An applied service marketing theory. European Journal of Marketing, v. 16, n. 7, p. 30-41, 1982. https://doi.org/10.1108/EUM0000000004859

GUPTA, Sunil; ZEITHAML, Valarie. Customer metrics and their impact on financial performance. Marketing Science, v. 25, n. 6, p. 718-739, 2006. https://doi.org/10.1287/mksc.1060.0221

GWINNER, Kevin P.; GREMLER, Dwayne D.; BITNER, Mary Jo. Relational benefits in services industries: the customer’s perspective. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 26, n. 2, p. 101-114, 1998. https://doi.org/10.1177/0092070398262002

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman, 2009.

HESKETT, James L. et al. Putting the service-profit chain to work. Harvard Business Review, v. 72, n. 2, p. 164-174, 1994.

JONES, Thomas O; SASSER, W. Earl. Why satisfied customers defect. Harvard Business Review, v. 73, n. 6, p. 88-&, 1995. https://doi.org/10.1061/(ASCE)0742-597X(1996)12:6(11.2)

JONES, Michael A.; MOTHERSBAUGH, David L.; BEATTY, Sharon E. Switching barriers and repurchase intentions in services. Journal of Retailing, v. 76, n. 2, p. 259-274, 2000. https://doi.org/10.1016/S0022-4359(00)00024-5

JONES, Michael A.; MOTHERSBAUGH, David L.; BEATTY, Sharon E. Why customers stay: measuring the underlying dimensions of services switching costs and managing their differential strategic outcomes. Journal of Business Research, v. 55, n. 6, p. 441-450, 2002. https://doi.org/10.1016/S0148-2963(00)00168-5

JONES, Michael A.; REYNOLDS, Kristy E.;MOTHERSBAUGH, David L.; BEATTY, Sharon E. The positive and negative effects of switching costs on relational outcomes. Journal of Service Research, v. 9, n. 4, p. 335-355, 2007. https://doi.org/10.1177/1094670507299382

KIM, Daeshik; KIM, Susan Y. QUESC: an instrument for assessing the service quality of sport centers in Korea. Journal of Sport Management, v. 9, n. 2, p. 208-220, 1995. https://doi.org/10.1123/jsm.9.2.208

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAM, Eddie T. C.; ZHANG, James J.; JENSEN, Barbara E. Service Quality Assessment Scale (SQAS): An instrument for evaluating service quality of health-fitness clubs. Measurement in Physical Education and Exercise Science, v. 9, n. 2, p. 79-111, 2005. https://doi.org/10.1207/s15327841mpee0902_2

LARSON, R.; FARBER, B. Estatística aplicada. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

LEWIS, Michael. The influence of loyalty programs and short-term promotions on customer retention. Journal of Marketing Research, v. 41, n. 3, p. 281-292, 2004. https://doi.org/10.1509/jmkr.41.3.281.35986

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MADUREIRA, K.T.; GOSLING, M.; SOUKI, G. Q.; FILHO, C. G. Custos de mudança e seus impactos na falsa lealdade, nas emoções negativas e na comunicação boca-a-boca na troca de operadoras de telefonia celular. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro, 2013.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MCCARTHY, J. IHRSA’s guide to membership retention: industry lessons on what and what not to do. Boston: IHRSA publications, 2004.

MORGAN, Robert M.; HUNT, Shelby D. The commitment-trust theory of relationship marketing. The Journal of Marketing, p. 20-38, 1994. http://sci-hub.tw/10.2307/1252308

NESLIN, Scott A.; GUPTA, S.; KAMAKURA, W., Lu, J.; MASON, C. H. Defection detection: Measuring and understanding the predictive accuracy of customer churn models. Journal of marketing research, v. 43, n. 2, p. 204-211, 2006. https://doi.org/10.1509/jmkr.43.2.204

NORTH, Adrian C.; HARGREAVES, David J.; MCKENDRICK, Jennifer. The influence of in-store music on wine selections. Journal of Applied Psychology, v. 84, n. 2, p. 271, 1999. http://dx.doi.org/10.1037/0021-9010.84.2.271

OLIVER, Richard L. Whence consumer loyalty?. The Journal of Marketing, p. 33-44, 1999. http://dx.doi.org/10.2307/1252099

OLIVER, Richard L. Satisfaction: a behavioral perspective on the customer. 2 ed. New York: M. E. Sharpe, 2010.

PAN, Yue; SHENG, Simon; XIE, Frank T. Antecedents of customer loyalty: An empirical synthesis and reexamination. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 19, n. 1, p. 150-158, 2012. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2011.11.004

PARASURAMAN, Anantharanthan; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. The Journal of Marketing, p. 41-50, 1985. https://doi.org/10.2307/1251430

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. SERVQUAL: A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 64, n. 1, p. 12-40, 1988.

PARASURAMAN, A.; BERRY, Leonard L BERRY, Leonard L.; ZEITHAML, Valarie A. Refinement and reassessment of the SERVQUAL Scale. Journal of Retailing, v. 67, n. 4, p. 420-450, 1991.

PARASURAMAN, A., ZEITHAML,V., BERRY, L. Reassessment of expectations as a comparison standard in measuring service quality: implications for further research. Journal of Marketing, v. 58, n. 3, p. 111-124, 1994a. http://doi.org/10.2307/1252255

PARASURAMAN, Arun; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. Alternative scales for measuring service quality: a comparative assessment based on psychometric and diagnostic criteria. Journal of Retailing, v. 70, n. 3, p. 201-230, 1994b. https://doi.org/10.1016/0022-4359(94)90033-7

PATTERSON, Paul G. Demographic correlates of loyalty in a service context. Journal of Services Marketing, v. 21, n. 2, p. 112-121, 2007. https://doi.org/10.1108/08876040710737877

PATTERSON, Paul G.; SMITH, Tasman. A cross-cultural study of switching barriers and propensity to stay with service providers. Journal of Retailing, v. 79, n. 2, p. 107-120, 2003. https://doi.org/10.1016/S0022-4359(03)00009-5

PAYNE, A. Handbook of CRM: Achieving Excellence in Customer Relationship Management. Oxford: Butterworth-Heinemann Publications; Elsevier, 2006.

PECK, H.; Christopher, M.; Clark, M.; Payne, A. Relationship Marketing: strategy and implementation. Oxford: Butterworth-Heinemann Publications, 1999.

PEDRAGOSA, Vera; CORREIA, Abel. Expectations, satisfaction and loyalty in health and fitness clubs. International Journal of Sport Management and Marketing, v. 5, n. 4, p. 450-464, 2009. https://doi.org/10.1504/IJSMM.2009.023371

PEPPERS, Don; ROGERS, Martha. CRM Series marketing 1 to 1. 2ed. Makron Books, 2001.

PETER, J. Paul; CHURCHILL JR, Gilbert A. Relationships among research design choices and psychometric properties of rating scales: a meta-analysis. Journal of Marketing Research, p. 1-10, 1986. https://doi.org/10.2307/3151771

PINE, B. Joseph; GILMORE, James H. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, v. 76, p. 97-105, 1998.

PORTER, Michael. Estrategia competitiva. Elsevier Brasil, 2004.

PORTO, Rafael Barreiros; SILVA, Jurema Barreto. Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, n. 4, p. 64-84, 2013. https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2554

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REICHHELD, F. Loyalty rules! How today’s leaders build lasting relationships. Boston: Harvard Business School Press, 2001.

REICHHELD, Frederick F. The one number you need to grow. Harvard Business Review, v. 81, n. 12, p. 46-55, 2003.

REICHHELD, Frederick; MARKEY, Rob Jr. Pergunta definitiva 2.0. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2012.

RIGBY, Darrell K.; LEDINGHAM, Dianne. CRM done right. Harvard Business Review, v. 82, n. 11, p. 118-130, 2004.

ROCHA, Viviane Moura; PONCHIO, Mateus Canniatti; FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Lealdade do Consumidor e Programas de Fidelidade: uma análise topográfica do campo de conhecimento à luz da bibliometria, estatística espacial e redes sociais. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro, 2013.

ROJAS, Paola N. C. Aderência aos programas de exercícios físicos em academias de ginástica na cidade de Curitiba – PR. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

SABÁ, Fabio. Aderência: a prática do exercício físico em academias. São Paulo: Manole, 2001.

SOUZA, J. C.; REIS, M. T. N.; MOURA, A. L. J. Identificando clientes propensos a encerrarem o relacionamento: um subsídio aos programas de relacionamento e à retenção de clientes no mercado bancário brasileiro. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. São Paulo, 2009.

TAYLOR, Steven A.; BAKER, Thomas L. An assessment of the relationship between service quality and customer satisfaction in the formation of consumers' purchase intentions. Journal of Retailing, v. 70, n. 2, p. 163-178, 1994. https://doi.org/10.1016/0022-4359(94)90013-2

VAVRA, Terry G. Marketing de Relacionamento - AfterMarketing: Como manter a fidelidade de clientes através do marketing de relacionamento. São Paulo: Atlas, 1993.

WHITE, Lesley; YANAMANDRAM, Venkat. Why customers stay: reasons and consequences of inertia in financial services. Managing Service Quality: An International Journal, v. 14, n. 2/3, p. 183-194, 2004. https://doi.org/10.1108/09604520410528608

YANG, Zhilin; PETERSON, Robin T. Customer perceived value, satisfaction, and loyalty: the role of switching costs. Psychology & Marketing, v. 21, n. 10, p. 799-822, 2004. https://doi.org/10.1002/mar.20030

Publicado

15-03-2018

Como Citar

Arcoverde, D. de F., & Araújo, M. A. V. (2018). Preditores de retenção e lealdade de clientes em academias de ginástica. Revista Produção Online, 18(1), 118–143. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2705

Edição

Seção

Artigos