Análise do ensino de teoria econômica nos cursos de engenharia de produção em seus aspectos curriculares

Autores

  • Antonio Marcos Rodrigues e Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano unviersidade federal de alfenas
  • Marcelo Lacerda Rezende Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.935

Palavras-chave:

Ensino de Economia. Ensino de Engenharia de Produção. Pesquisa documental. Análise de conteúdo. Planos de Ensino.

Resumo

A Engenharia de Produção é uma das áreas que tem chamado a atenção, especialmente por sua sinergia com outros ramos do saber. Pensar a educação em Engenharia de produção passa, necessariamente, pelo pensar em seu relacionamento e interdependência com as demais áreas afins.  Neste sentido, coloca-se a sua relação com a Ciência Econômica. Apesar de os objetivos das duas ciências e seus métodos serem distintos, se tocam em muitos pontos. Assim, a contribuição do estudo de Economia está diretamente associada ao modo como serão trabalhados tais conteúdos nos cursos de Engenharia de Produção, passando, inclusive pela escolha desses conteúdos a serem cobertos nos cursos. Motivado pelo exposto, o objetivo do presente trabalho é analisar o ensino de Economia nos cursos de Engenharia de Produção no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, com a utilização da Análise de Conteúdo dos Planos de Ensino das disciplinas ligadas à Economia dos cursos de 15 Instituições. Verificou-se que os conteúdos trabalhados são abrangentes, com ênfase para as disciplinas com maior conteúdo teórico da Ciência Econômica. Porém, a forma de trabalhá-los, bem como a maneira como os alunos são avaliados, ainda é de caráter tradicional.

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Biografia do Autor

Marcelo Lacerda Rezende, Universidade Federal de Alfenas

Professor do Instituto de Ciências Exatas, na área de Economia Aplicada.

Publicado

13-06-2012

Como Citar

Silva, A. M. R. e, Stano, R. de C. M. T., & Rezende, M. L. (2012). Análise do ensino de teoria econômica nos cursos de engenharia de produção em seus aspectos curriculares. Revista Produção Online, 12(2), 480–498. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.935

Edição

Seção

Artigos