Percepção dos consumidores: atributos considerados importantes nas embalagens

Autores

  • Nara Medianeira Stefano Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Nelson Casarotto Filho Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.962

Palavras-chave:

Embalagens. Análise fatorial. Consumidor. Marca. Comunicação.

Resumo

A embalagem vem sendo considerada o maior veículo de venda e de construção da marca e identidade do produto, uma vez que é o primeiro contato do consumidor com aquela mercadoria, sendo fundamental para a escolha e a compra do produto. Nesse sentido, a embalagem é o vendedor silencioso, pois cabe a ela atrair a atenção, provocar o interesse e o desejo, mostrar a qualidade do produto e fechar a venda em segundos. A embalagem contribuiu na comunicação das empresas com os consumidores; fornece proteção, armazenagem e conveniência, à medida que os produtos se movimentam na cadeia de valor. Pensando nisso, o produto não pode ser planejado separado da embalagem, e esta não deve ser definida apenas com base em engenharia, marketing, comunicação ou economia. O conceito de embalagem se ampliou e ganhou status de produto; a embalagem é capaz de comunicar uma mesma linguagem de conveniência onde quer que ela vá. Hoje, as indústrias de embalagens estão aproveitando esta oportunidade de diferenciação de seus produtos por meio das embalagens, percebendo que não basta a embalagem ser bonita, inviolável ou preservar o sabor e frescor dos alimentos. Dentro desse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar, na percepção dos consumidores, os atributos mais importantes com relação à embalagem dos produtos no momento da compra. Para tanto, os dados obtidos na pesquisa foram tratados por meio do software Statistica 8.0 e o SPSS 16 (Statistical Package Social Sciences).

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Biografia do Autor

Nara Medianeira Stefano, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Economista Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando nas seguintes areas: Gerenciamento de custos, Metodos Quantitativos, Qualidade em serviços, Metodos econometricos, Marketing, SERVQUAL, QFD, SERVPERF, Pequenas organizações, Controle Estatistico do Processo, comercio internacional, Organização industrial, Comportamento do consumidor e Gestão do conhecimento.

Publicado

13-08-2012

Como Citar

Stefano, N. M., & Casarotto Filho, N. (2012). Percepção dos consumidores: atributos considerados importantes nas embalagens. Revista Produção Online, 12(3), 657–681. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.962

Edição

Seção

Artigos