Melhorias em processos com impacto na eficiência operacional: um estudo ambientado em um laboratório de análises clínicas

Autores

  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Roberta Versetti UCS - Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i4.1004

Palavras-chave:

Gestão por Processos. Processos em Serviços. Eficiência Operacional. Serviços de Saúde. Laboratório de Análises Clínicas.

Resumo

Em um ambiente de intensa competição e mudanças constantes, caracterizadas por exigências cada vez maiores em termos de rapidez, qualidade, baixo custo, flexibilidade e satisfação do cliente, o sucesso de uma organização da área da saúde reside na sua capacidade de responder adequadamente a estas exigências por meio de inovações em seus serviços e processos. Neste contexto, como objetivo central do trabalho, destaca-se a identificação de uma alternativa para a qualificação da operação de um Laboratório de Análises Clínicas, a partir de seus processos internos. Para isso, o trabalho utiliza o mapeamento de processos como base de análise e proposição. Sendo assim, foram analisados os macroprocessos do Laboratório e identificadas oportunidades de melhoria. Além disso, foi proposta a reestruturação dos macroprocessos analisados, apresentando os recursos necessários à implementação da proposta, bem como indicadores de desempenho e suas respectivas metas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção na Área de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e Pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ligado aos programas de Mestrado e de Doutorado em Administração. Consultor de empresas em estratégia e mercado.

 

 

Roberta Versetti, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Especialista em Gestão Estratégica da Qualidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Profissional da área da saúde.

 

 

Publicado

17-11-2012

Como Citar

Milan, G. S., & Versetti, R. (2012). Melhorias em processos com impacto na eficiência operacional: um estudo ambientado em um laboratório de análises clínicas. Revista Produção Online, 12(4), 1031–1056. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i4.1004

Edição

Seção

Artigos