<b>Proposta de método para a formulação de estratégia em pequenas e médias empresas</b>

Autores

  • Luís Henrique Piovezan
  • Fernando José Barbin Laurindo
  • Marly Monteiro de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i2.117

Resumo

De maneira geral, os modelos de estratégia encontrados na literatura são predominantemente voltados para grandes empresas. Contudo, pequenas e médias empresas (PME) também necessitam de planejar suas estratégias, mas de maneira que sejam respeitadas suas peculiaridades. Neste contexto, este artigo apresenta um método simplificado para a formulação e o desdobramento da estratégia, voltado ao uso pelas PME. Este método foi desenvolvido através de uma série de estudos de casos, desenvolvidos em diferentes etapas, em pequenas empresas (10 a 500 empregados). A versão final deste método é uma estrutura de sete passos que considera tanto o ambiente empresarial e as competências essenciais da empresa. O resultado final almejado é o alinhamento da estratégia de negócio com a estratégia de manufatura. O método é aplicável para PME por ser simples e permitir economizar tanto o tempo como outros recursos escassos disponíveis para a formulação da estratégia, aspectos importantes neste tipo de empresa. Finalmente, apresenta-se um estudo de caso, no qual a versão final do método desenvolvido foi aplicada e analisada em uma pequena empresa brasileira. Palavras-chave: Estratégia Competitiva, Estratégia para Pequenas Empresas, Estratégia de Manufatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

14-07-2008

Como Citar

Piovezan, L. H., Laurindo, F. J. B., & de Carvalho, M. M. (2008). <b>Proposta de método para a formulação de estratégia em pequenas e médias empresas</b>. Revista Produção Online, 8(2). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i2.117

Edição

Seção

Artigos