Projeto conceitual no processo de desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos: estudos de caso em empresas incubadas

Autores

  • Rafael Perez Pagan Universidade Federal de Itajubá
  • Carlos Eduardo Sanches da Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Carlos Henrique Pereira Mello Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1402

Palavras-chave:

Processo de Desenvolvimento de Produtos. Projeto Conceitual. Empresas Incubadas. Empresa de Base Tecnológica., Produtos Eletroeletrônicos.

Resumo

Com base no comportamento do mercado atual e suas tendências, a excelência na gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é um fator cada vez mais determinante nas empresas. No caso de empresas incubadas do setor eletroeletrônico, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos produtos, dentro de um ambiente de difícil acesso tecnológico como o Brasil, torna a gestão do PDP ainda mais crítica. O objetivo desta pesquisa é apresentar estudos de casos múltiplos que identificam as dificuldades e exploram a maneira como estas empresas realizam a fase de Projeto Conceitual do PDP, já que esta é uma fase determinante para empresas com perfil inovador. Os resultados identificam dificuldades dentro deste escopo como o acesso à tecnologia, dependência de recursos públicos de fomento, elevado grau de insatisfação com fornecedores, além da carência no uso de modelos de referência sobre o PDP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Perez Pagan, Universidade Federal de Itajubá

Instituto de Engenharia de Produção e Gestão

Carlos Eduardo Sanches da Silva, Universidade Federal de Itajubá

Instituto de Engenharia de Produção e Gestão

Carlos Henrique Pereira Mello, Universidade Federal de Itajubá

Instituto de Engenharia de Produção e Gestão

Publicado

16-08-2013

Como Citar

Pagan, R. P., da Silva, C. E. S., & Mello, C. H. P. (2013). Projeto conceitual no processo de desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos: estudos de caso em empresas incubadas. Revista Produção Online, 13(3), 1089–1117. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1402

Edição

Seção

Artigos