Uma análise preliminar das contribuições da modularidade em produto ao ecodesign
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1424Palavras-chave:
Modularidade. Modularidade em produto. Ecodesign.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise preliminar da literatura acerca das contribuições geradas pela modularidade em produto aos princípios que orientam o ecodesign. O estudo considerou o fato de a modularidade ser uma crescente estratégia de desenvolvimento de produtos nas organizações, trazendo benefícios e contribuições diversas. O trabalho teve a abordagem teórico-conceitual como método de pesquisa, que se iniciou com uma busca estruturada por artigos relacionados aos dois assuntos (modularidade e ecodesign), seguida de uma busca não estruturada, ambas considerando as expressões-chave relativas aos temas. Foi encontrado um número limitado de publicações abordando os dois temas, no entanto, pode-se evidenciar que a modularidade em produto traz potenciais benefícios ambientais no desenvolvimento e consumo de produtos, especialmente com produtos multifuncionais e com facilidade de reutilização de módulos, desmontagem e descarte pós-uso. Conclui-se assim que a modularidade em produto pode gerar contribuições e benefícios relevantes aos princípios e práticas do ecodesign, sendo necessárias pesquisas empíricas para posterior comparação com a literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.