Uso da análise de decisão multicritério em processos licitatórios públicos: um estudo de caso

Autores

  • André Andrade Longaray Universidade Federal do Rio Grande
  • Guilherme Brandelli Bucco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14.i1.1586

Palavras-chave:

Abordagens Multicritério. Fundações de Apoio às IFES. Serviço Público. Análise Hierárquica de Processos.

Resumo

As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ocupam importante papel no desenvolvimento social e científico brasileiro. Com seu foco principal voltado às atividades de ensino, pesquisa e extensão, as IFES contam com a assessoria de fundações de apoio para a gestão dos recursos financeiros, humanos e materiais. Caracterizadas como órgãos públicos, as fundações de apoio são regidas pela Lei nº 8.666/93 no que tange às contratações e aquisições de bens e serviços. Diante desse cenário, o objetivo do presente trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo para auxiliar os gestores de uma fundação de apoio na seleção de fornecedores para processos licitatórios do tipo carta-convite. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma das 55 fundações de apoio das universidades federais brasileiras. O instrumento de intervenção utilizado foi a Análise Hierárquica de Processos (AHP). Em um primeiro momento, foi estabelecida a estrutura hierárquica dos critérios para o problema. Em seguida, feita a comparação pareada entre os critérios de mesmo nível. Após, foi verificada a análise de consistência das matrizes de comparação. Por fim, foram obtidas as prioridades relativas de cada critério e procedida a construção da função-objetivo do modelo. O modelo foi testado por meio da avaliação do desempenho de três propensos fornecedores de material de informática e seu resultado foi legitimado pelos decisores, os quais consideraram o instrumento válido como ferramenta de auxílio nas decisões na seleção de fornecedores para a fundação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Andrade Longaray, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Engenharia de Produção, professor associado na Universidade Federal de Rio Grande, onde leciona a disciplina de pesquisa operacional desde 1998. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal - FURG. Líder do LabSADi FURG.

Guilherme Brandelli Bucco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Administração, área produção, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do LabSADi Furg.

Publicado

15-02-2014

Como Citar

Longaray, A. A., & Bucco, G. B. (2014). Uso da análise de decisão multicritério em processos licitatórios públicos: um estudo de caso. Revista Produção Online, 14(1), 219–241. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14.i1.1586

Edição

Seção

Artigos