<b>Modularização e design na indústria automotiva: o caso do modelo Fox da Volkswagen do Brasil</b>

Autores

  • Marcos Cardoso UFPR
  • Virginia Borges Kistmann UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i1.197

Palavras-chave:

modularização, gestão do design, produção automotiva, volkswagen do brasil.

Resumo

À medida que a disputa pelos mercados torna-se global, surge uma pressão para que as empresas aprimorem-se, buscando maior eficiência e competência. Do contrário, surgem os riscos de comprometimento da própria sobrevivência. Nesse contexto, a gestão do design, nos seus níveis estratégicos, táticos e operacionais, associada à adoção de técnicas modernas de gestão da produção, serve de base para a aplicação da modularização. Neste artigo, estuda-se a relação entre o conceito de modularização e gestão do design, para melhorar o desempenho de uma montadora de automóveis. Tomando por base o estudo de caso realizado na unidade da Volkswagen do Brasil, na planta de São José dos Pinhais, utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental, observação do ambiente de trabalho e entrevistas informais. Como resultado, aponta-se para fatores importantes que visam à integração da gestão do design com as estratégias gerais da empresa para a modularização e o sistema produtivo adotado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

27-02-2009

Como Citar

Cardoso, M., & Borges Kistmann, V. (2009). <b>Modularização e design na indústria automotiva: o caso do modelo Fox da Volkswagen do Brasil</b>. Revista Produção Online, 9(1). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i1.197

Edição

Seção

Artigos