Análise do lead time nos processos logísticos de uma rede varejista de flores
Resumo
O mercado de flores no Brasil necessita de reestruturação para conseguir oferecer produtos sensíveis com maior qualidade para o consumidor. Essa reestruturação permitirá que as flores cheguem ao consumidor mais rapidamente e com mais tempo de durabilidade. O objetivo deste estudo foi analisar o lead time dos processos logísticos de uma rede varejista de flores com sede na cidade de Campinas/SP, utilizando a ferramenta MCT - Manufacturing Critical-path Time, da abordagem QRM – Quick Response Manufacturing. Algumas ferramentas auxiliaram a pesquisa, como Fluxograma, Mapa de Fluxo de Valor, Diagrama de Ishikawa e Brainstorming. Os dados coletados relacionados aos tempos de processamento das operações levantam características dos processos logísticos envolvidos na distribuição da matéria-prima, desde a sua aquisição até a entrega em cada filial. Ao fim da pesquisa foi possível propor mudanças nos locais de compras das flores e no modo de distribuição para as lojas, simulando a redução no lead time de aproximadamente 80%.
Palavras-chave
QRM – Quick Response Manufacturing. MCT – Manufacturing Critical-path Time. Mercado de flores. Transporte.
DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2253
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R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901
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