Maturidade organizacional e desempenho de projetos no setor naval brasileiro

Alessandro Prudêncio Lukosevicius, Luiz Alberto Nascimento Campos Filho

Resumo


O gerenciamento de projetos provê às organizações uma gama de processos gerenciais para sobreviver num cenário de competição acirrada e escassez de recursos. Os modelos de maturidade em gerenciamento de projetos (MMGP) permitem a realização de um processo de benchmarking das práticas de gerenciamento de projetos adotadas pela organização. Desta forma, constrói-se um referencial para a implementação de planos de evolução que conduzam a melhorias no desempenho dos projetos, principalmente, em setores como o da indústria naval, orientados a projetos. O artigo investiga a relação entre maturidade em gerenciamento de projetos e desempenho dos mesmos, envolvendo organizações do setor naval brasileiro. De um lado, avaliou-se a maturidade em gerenciamento de projetos (modelo OPM3TM) dos construtores de plataformas de petróleo flutuantes (main contractor) da Bacia de Campos (segmento offshore) da Petrobras e do outro, a percepção que a Petrobras tem do desempenho dos projetos desenvolvidos por estes construtores. Por meio de revisão da literatura, pesquisa de campo e análise quantitativa dos dados mostrou-se que, especialmente em projetos do tipo plataformas de petróleo flutuantes na Bacia de Campos da Petrobras, quando o nível de maturidade organizacional em Gerenciamento de projetos aumenta, o desempenho dos projetos também melhora.

Palavras-chave: gerenciamento de projetos, maturidade em gerenciamento de projetos,modelos de maturidade, desempenho de projetos, setor naval.

Texto completo:

Artigo Áudio


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i1.23

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com