Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações

Autores

  • Renato de Oliveira Moraes POLI-USP
  • Renato Borges Fernandes Centro Universitário de Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.308

Palavras-chave:

Tecnologia VoIP, Empresas de Telecomunicação, Forças Competitivas, Estratégia Organizacional, Posicionamento Estratégico

Resumo

O presente artigo analisa a influência da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) nas posições estratégicas, sob a perspectiva da CTBC, utilizando-se da tipologia de Porter. A análise dos dados demonstra que os clientes adquiriram maior poder de barganha, quando se soma a tecnologia VoIP ao surgimento de novos concorrentes do setor de provedores de conteúdos, impulsionando a empresa a realizar alianças com esses provedores. Foi identificado, também, o surgimento de produtos substitutos oferecidos por concorrentes que adquirem a tecnologia de banda larga da própria empresa. Entretanto, esses produtos não interferem significativamente na rentabilidade da empresa, atualmente. Uma última análise aponta que, para clientes residenciais, a tecnologia impactou diretamente na rentabilidade da empresa na telefonia fixa, tendo como principal fator, o aumento das vendas de acesso à Internet por banda larga e o conseqüente aumento da utilização do VoIP por meios não pagos. Pôde-se identificar, com bom grau de clareza, que a tecnologia VoIP para a CTBC é uma questão de sobrevivência futura, possuindo potencialidades para rentabilidade em médio e longo prazos, não representando, porém, diferencial estratégico imediato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato de Oliveira Moraes, POLI-USP

Eng de Produção, Mestre em Eng de Produção, Doutor em Adm de Empresas

Professor do Depto de Enga de Produção da Escola Politécnica da USP

Renato Borges Fernandes, Centro Universitário de Patos de Minas

Mestre em Administração de Empresas


Professor Universitário do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Publicado

05-06-2010

Como Citar

Moraes, R. de O., & Fernandes, R. B. (2010). Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações. Revista Produção Online, 10(2). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.308

Edição

Seção

Artigos