Barreiras de transferência de conhecimentos entre projetos de produtos

Autores

  • Alejandro Germán Frank Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Elisa Echeveste Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i1.389

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, transferência de conhecimentos, barreiras, projetos, desenvolvimento de produtos.

Resumo

Existem diferentes fatores que afetam a transferência de conhecimentos (TC) entre equipes de projetos de produtos. Esses fatores são denominados barreiras de TC, pois atuam como obstáculos no processo de aprendizado entre as equipes. Vários tipos de barreiras são citadas na literatura, mas as mesmas são apresentadas de maneira dispersa em diferentes trabalhos. Por conseguinte, este artigo tem por objetivo apresentar um levantamento bibliográfico das principais barreiras de TC entre as equipes de projetos de desenvolvimento de produtos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma análise de conteúdo, identificaram-se 5 categorias de barreiras de TC, compostas por 32 barreiras específicas. As 5 categorias são: (i) barreiras temporais; (ii) físicas; (iii) comportamentais; (iv) organizacionais e (v) operacionais. Os resultados obtidos permitem identificar e caracterizar os diferentes fatores do processo de desenvolvimento de produtos que podem atuar como barreiras de TC entre projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandro Germán Frank, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidad Nacional de Misiones (UNaM), Argentina (2007), e Mestrado em Engenharia de Produção (com ênfase em Sistemas de Qualidade) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil (2009). Atualmente é doutorando em Engenharia de Produção (área de desenvolvimento de produtos) no PPGEP-UFRGS e professor substituto no DEPROT-UFRGS, ministrando as disciplinas: Sistemas de Informações, Gestão Tecnológica e Metrologia. Tem experiência acadêmica na área de Engenharia de Produção atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos e Gestão de Desenvolvimento de Produtos.

Márcia Elisa Echeveste, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela UFRGS (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS (2003). Concluiu Pós-doutorado em Desenvolvimento de Produtos na EESC-USP (2005). Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na graduação no Departamento de Estatística e no Pós-graduação na Engenharia de Produção. Referee das Revistas Produto e Produção (ABEPRO) e Produção (USP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, análise estatistica, controle estatístico da qualidade, desenvolvimento de produto e pesquisa de mercado.

Publicado

05-03-2011

Como Citar

Frank, A. G., & Echeveste, M. E. (2011). Barreiras de transferência de conhecimentos entre projetos de produtos. Revista Produção Online, 11(1), 29–53. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i1.389

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.