Análise da eficiência de um instituto federal

o caso IFSC

Autores

  • Nauana Gaivota Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7816-4123
  • Sula Patricia Maciel Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.
  • Cesar Nunes Giracca Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7075-281X
  • Carlos Ernani Fries Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0220-4907

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i1.4884

Palavras-chave:

Eficiência, Análise Envoltória de Dados, Instituto Federal de Santa Catarina

Resumo

A eficiência é um princípio da Constituição Brasileira. Entretanto, mensurá-lo na área da educação superior revela-se um desafio, tendo em vista a subjetividade e complexidade envolvidas. O objetivo desta pesquisa é analisar a eficiência do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), buscando identificar campus de referência e os principais pontos de ineficiência, proporcionando um processo de melhoria por meio de benchmarking interno.  Para tanto, realizou-se pesquisa predominantemente quantitativa, descritiva, com análise documental de dados secundários da instituição do ano de 2021. Uma vez que há diversos inputs e outputs envolvidos, optou-se pela Análise de Envoltória de Dados (DEA), que tem como base problemas de programação linear (PPL) para determinar a eficiência de unidades produtivas (DMUs) - neste caso, os campi, por meio do Software EMS, associado ao Statistics. Análises de correlação e de componentes principais foram aplicadas aos inputs e outputs disponíveis para identificação das variáveis mais adequadas ao modelo, sendo inputs: Área, Docentes e Matrículas Equivalentes; já os outputs: Concluintes, Projetos de Pesquisa e Projetos de Extensão. Foram identificados como campus de referência os campi Canoinhas, Caçador, São Lourenço do Oeste, Urupema e Xanxerê. Os principais pontos de ineficiência foram Jaraguá do Sul e Itajaí. Identificou também a maior parte dos campi fora da escala ótima. Como medidas gerenciais para elevação do desempenho, sugeriu-se predominantemente a elevação dos outputs projetos de pesquisa e extensão - medida de implementação com maior caráter discricionária da instituição. Destacou-se que não é interesse da instituição e da sociedade reduzir o porte dos campi, sendo importante optar pela elevação dos outputs com a manutenção dos quantitativos de inputs. Esta pesquisa contribui com o conhecimento sobre eficiência nas Instituições de Ensino Superior, mais especificamente nos Institutos Federais, trazendo um estudo de caso que permite análises comparativas em busca da otimização dos recursos e redução das ineficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nauana Gaivota Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). Especialista em Economia e Gestão das Estratégias Empresariais (2011) e Mestre em Contabilidade (2017). Doutoranda em Engenharia de Produção pela UFSC, com previsão de conclusão em 2024. Atualmente é administradora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 

Sula Patricia Maciel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2013). Pós Graduação em Administração Pública e de Pessoas pela Universidade Cândido Mendes (2017). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Cesar Nunes Giracca, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Graduado em Engenharia Biomédica, Mestre em design, gestão e tecnologia pela UFSC, Doutorando em engenharia de produção na UFSC, com conhecimento em produtos médicos hospitalares e engenharia clinica. Especialista em compósitos de carbono com testes regulamentais internacionais avaliativos. Conhecimento em normativas nacionais e internacionais. Conhecimento avançado em eletrônica desde o minucioso como criação de dispositivos projetos IOT até grandes estruturas elétricas prediais. Atualmente realizando doutorado no PPGEP ( engenharia de produção ) Campus UFSC Florianópolis. , atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia Clinica, Engenharia de produtos medico hospitalares, manutenção de redes e microcomputadores, no setor de automóveis em geral. Colaborador Cientifico no NGD/LDU Núcleo de gestão e design Laboratório de Usabilidade situado na UFSC.

Carlos Ernani Fries, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Civil (1980), mestrado (1985) e doutorado (2013) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Atua como professor de graduação dos cursos de graduação em Engenharia de Produção Civil, Elétrica e Mecânica além de professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção na área de Gestão de Operações. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional na Logística e Manufatura, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de eficiência, análise envoltória de dados, estudos sobre produtividade, design de sistemas da manufatura, jogos de empresas, teoria da decisão dentre outros.

Referências

ANDRADE, Arnaldo Rosa de. A universidade como organização complexa. Revista de Negócios, v. 7, n. 3, 2007.

ANGULO-MEZA, L.; LINS, M.P.E., 2000. A Análise Envoltória de Dados (DEA) através da utilização do Frontier Analyst. Pesquisa Operacional, v.19, n. 2, p. 287-293.

ANTUNES, Marina Godinho et al. The relevance of financial and non-financial indicators to assess quality and performance of Higher Education Institutions (HEI). INTED2019 Proceedings, p. 2699-2705, 2019.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm

BOGETOFT, P.; OTTO; L. Benchmarking with DEA, SFA, and R. Copenhagen: Springer. 2010

CATELLI, Armando; SANTOS, Edilene Santana. Mensurando a criação de valor na gestão pública. Revista de Administração Pública, v. 38, n. 3, p. 423-450, 2004.

CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. Measuring the Efficiency of Decision Making Units. European Journal Of Operational Research, v. 2, n. 6, p. 429-444, 1978.

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2 ed. Bookman, 2005.

COOPER W. W.; SEIFORD, L. M.; TONE, K. Data envelopment analysis: a comprehensive text with models, applications, references and DEA Solver software. 2nd ed. New York: Springer Science & Business Media, 2007.

COSTA, Edward Martins et al. Eficiência e desempenho no ensino superior: uma análise da fronteira de produção educacional das IFES brasileiras. Revista de Economia Contemporânea, v. 16, n. 3, p. 415-440, 2012.

HARGER, C. A. Planejamento estratégico em organização universitária: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. 2011. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2011.

IFSC. Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024. Disponível em: www.ifsc.edu.br/pdi-2020-2024

JOHNES, J. Data envelopment analysis and its application to the measurement of efficiency in higher education. Economics of Education Review, v. 25, n. 3, p. 273–288, 2006.

JOHNES, J.; PORTELA, M.; THANASSOULIS, E. Efficiency in education. Journal of the Operational Research Society, v. 68, n. 4. p. 331–338. 2017.

MARQUES, Maria da Conceição da Costa. Key performance indicators in Portuguese public universities. Research in Higher Education Journal, v. 5, p. 1, 2009.

MEC. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp

MOREIRA, Ney Paulo; BENEDICTO, Gideon Carvalho de; CARVALHO, Francisval de Melo. Discussão de alguns condicionantes da eficiência em universidades federais brasileiras a partir do Reuni. Revista Do Serviço Público, v. 70, n. 3, p. 429 - 457, 2019.

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução uma revolução da educação profissional e recnológica. Institutos Federais Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Fundação Santillana, 2011.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale, 2013.

SEVERINO. A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2017.

VENTURINI, Jonas Cardona et al. Percepção da avaliação: um retrato da gestão pública em uma instituição de ensino superior (IES). Revista de Administração Pública, v. 44, n. 1, p. 31-53, 2010.

WEILLER, José Alexandre Buso; MENDES, Áquilas Nogueira. O Orçamento por Desempenho como ferramenta para gestão e avaliação da política de saúde no município de São Bernardo do Campo, no período 2006 a 2012. Saúde em Debate, v. 40, p. 36-52, 2016.

ZIROLDO, Lorena et al. Análise do uso da DEA nas produções acadêmicas na educação superior. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 13, n. 1, 2022.

Publicado

06-07-2023

Como Citar

Silveira, N. G., Maciel, S. P. ., Giracca, C. N., & Fries, C. E. (2023). Análise da eficiência de um instituto federal: o caso IFSC. Revista Produção Online, 23(1), 4884. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i1.4884

Edição

Seção

Artigos