Análise e redução da variação do brilho em peças plásticas por injeção

um estudo de caso no setor automotivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i3.4993

Palavras-chave:

Setor automotivo, Injeção, Tratamento superficial, ABS/PC, Brilho

Resumo

A injeção de peças poliméricas é amplamente empregada pelo setor produtivo, em particular, o automotivo. No entanto, para atender às crescentes demandas de consumo sem perda de qualidade, avaliações criteriosas devem ser adotadas. Uma delas é a análise do brilho que, somado a outros defeitos, como dilatação, encolhimento e empenamento da peça, torna-se importante para controle de qualidade. Devido à natureza particular do processo produtivo adotado pelas montadoras, muitas peças são injetadas em unidades diferentes, sendo juntadas em outras linhas de produção. Nesses casos, quando o padrão de brilho não está compatível entre elas, há não conformidade, perda de produção e atrasos nas entregas. Assim, é fundamental que estudos sejam conduzidos para avaliar a influência que parâmetros de injeção, como também, o tipo de molde, possam exercer sobre o brilho de peças injetadas. Esse trabalho objetivou estudar, por meio da caracterização do brilho, 380 peças do cover de cinto de segurança de um veículo de passeio. Para tanto, foram empregadas misturas de acrilonitrila-butadieno-estireno/policarbonato, ABS/PC (PC > 60%), as quais foram injetadas em moldes não-tratados e tratados termoquimicamente, bem como analisados parâmetros de temperatura do molde e pressão de recalque. Os resultados apontaram que o tratamento superficial fornecido ao molde não foi suficiente para garantia e adequação do brilho, o que só foi conseguido através de ajustes na temperatura do molde e pressão de recalque da injetora.

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Biografia do Autor

Júnio Alves Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

 Mestre em Engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura (PPGEM) da Universidade Federal do Paraná (2023). Possui Especialização em Engenharia da Qualidade Integrada pela Faculdade Anhanguera (2013) e Engenharia de Produção pela Universidade Cruzeiro do Sul (2010). Graduado em Engenharia da Produção, pelo Centro Universitário ENIAC (2020) e em Tecnologia em Gestão de Qualidade e Produtividade, pela Universidade Mogi das Cruzes (2006). Possui Técnico Industrial Mecânico com ênfase em Planejamento e Controle da Produção pelo Instituto Federal de São Paulo (2002). Atua como especialista nas áreas de qualidade, produto, processo, projetos e gestão de fornecedores dentro da Indústria Automotiva (2001-2024). Atualmente é Especialista de Engenharia da Qualidade na Montadora Francesa Renault do Brasil.

Harrison Lourenço Corrêa, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Materiais Poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia circular, reciclagem de polímeros e reologia de materiais. É membro da Sociedade Internacional para o Desenvolvimento e Sustentabilidade. Associate Guest Editor da revista Frontiers in Sustainability. Coordenador do Laboratório de Economia Circular e Estudos de Sustentabilidade, LaCESS.

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Publicado

18-02-2024

Como Citar

Pereira, J. A., & Corrêa, H. L. (2024). Análise e redução da variação do brilho em peças plásticas por injeção: um estudo de caso no setor automotivo . Revista Produção Online, 23(3), 4993 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i3.4993

Edição

Seção

Artigos