A importância da precificação para as micro e pequenas empresas

um estudo de caso numa empresa do ramo alimentício

Autores

  • Priscila Araujo Maia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maracanã, RJ, Brasil.
  • Valdir Agustinho Melo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maracanã, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1299-3332
  • Diego Nonato Bastos Dias Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1811-5167

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.4996

Palavras-chave:

Precificação, Micro e Pequenas Empresas, Gestão de negócio

Resumo

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) desempenham um papel fundamental na econômia brasileira, contribuindo para a geração de empregos da população, além de promover redução da desigualdade social. Representam cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 60% dos 100 milhões de empregos do país. A precificação para as MPE, na maioria das vezes é o fator determinante para a decisão de compra dos seus produtos e serviços pelos consumidores. Mas, uma precificação errônea pode levar uma MPE ao encerramento das atividades. Portanto, realizou-se um estudo de caso de abordagem quantitativa em uma pequena empresa de comidas congeladas, desenvolvido para compreender os processos de precificação. Primeiramente, se observou os problemas de precificação utilizando os seguintes métodos: Ciclo Plan-Do-Check-Act. 5W2H; Diagrama de Ishikawa e 5 Porquês. Constatou-se que a empresa em estudo não apurava os seus custos de forma correta, mantinha um cardápio com preços defasados, e não apresentava nenhum controle financeiro, logo não tinha a visão real do desempenho do negócio. Através de métodos específicos, da aplicação de ferramentas de suporte ao planejamento financeiro, foi possível formar o preço de venda incluindo todos os custos envolvidos, e apontar algumas alternativas para um aumento de receita.

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Biografia do Autor

Priscila Araujo Maia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maracanã, RJ, Brasil.

Possui pós-graduação em Segurança do Trabalho, pós graduação em Gestão Ambiental e ESG, pós-graduação em Energia Solar Fotovoltaica, graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) , graduação em Gestão Financeira pela UNINTER , Curso Técnico/Profissionalizante em Eletrônica  pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Fui a primeira Presidente mulher da UEZO Jr. Atualmente funcionária pública da Prefeitura de Carmo do Cajuru. 

Valdir Agustinho Melo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maracanã, RJ, Brasil.

Possui pós-doutoramento em engenharia pelo Programa de Engenharia de Produção ̶ COPPE/UFRJ, doutorado em Engenharia de Produção ̶ COPPE/UFRJ, período que desenvolveu um doutorado sanduíche no Groupe Détudes et de Recherche en Analyse des Décisions (GERAD) da École des Hautes Études Commerciales ̶ HEC Montréal, mestrado em Ciência da Computação ̶ IC/UFF, graduação em Engenharia de Produção UNESA e em Computação FRNL. Atualmente é Professor Adjunto IV do Curso de Engenharia de Produção/UERJ e Coordenador da Empresa Júnior (UERJ/ZO). Atuou como Diretor da Unidade Universitária de Engenharia de Produção/UEZO; como professor efetivo do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais/UEZO; como Membro do Conselho de Pós ̶ Graduação (CPG)/UEZO; como Professor Titular/UNESA, nos cursos de Engenharia de Produção, Administração e Logística; como Gestor Nacional dos Cursos de Logística e Gestão da Qualidade/UNESA; e como Tutor/Orientador do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal ̶ CEAD/UNIRIO. Foi colaborador do Laboratório de Otimização e Grafos ̶ LabOGraph/PEP/COPPE/UFRJ.

Diego Nonato Bastos Dias, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

Maia, P. A., Melo, V. A., & Dias, D. N. B. (2024). A importância da precificação para as micro e pequenas empresas: um estudo de caso numa empresa do ramo alimentício. Revista Produção Online, 23(4), 4996 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.4996

Edição

Seção

Artigos