Proposta de implementação do PCP com foco no sistema MRP em uma empresa de fabricação textil

Autores

  • Gabriella Perim Morete Universidade De Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil.
  • Kathrein Stefane dos Santos Souza Universidade De Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil.
  • Letícia Gomes Castro Universidade De Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil.
  • Wagner Cardoso Universidade De Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4548-4726

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.5112

Palavras-chave:

Otimização operacional, MRP, Eficiência, Sustentabilidade, Expansão de mercado

Resumo

Este estudo aborda a otimização operacional em uma empresa de uniformes profissionais por meio da implementação do Sistema de Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) e outras melhorias estruturais. Os objetivos centram-se na resolução de desafios operacionais decorrentes do crescimento significativo da empresa, como gargalos na produção e gestão inadequada do estoque. A metodologia é um estudo de caso exploratório que adota métodos quali-quantitativos, incluiu a análise da situação atual da empresa, a proposta de implementação do MRP e outras medidas, como descentralização do lançamento de fases no sistema e reorganização do estoque. Os resultados preliminares indicam uma sinergia eficaz entre as mudanças implementadas, promovendo eficiência operacional, responsabilidade individual em cada fase do processo e preparação para enfrentar desafios logísticos associados ao aumento da demanda. Essas melhorias, quando integradas, proporcionam uma base sólida para futuros desenvolvimentos, como a incorporação de tecnologias avançadas, sustentabilidade operacional e estratégias de expansão de mercado.

 

Palavras-chave: Otimização operacional, MRP, Eficiência, Sustentabilidade, Expansão de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Perim Morete, Universidade De Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil.

Sou uma profissional dedicada e apaixonada pela área de Engenharia de Produção, graduada pela Universidade de Uberaba (Uniube). Desde o início de minha carreira, tenho mostrado um incrível talento e comprometimento desde o início da minha carreira. Com uma trajetória profissional marcada por conquistas, iniciei minha jornada como estagiária, onde tive a oportunidade de adquirir experiência prática e desenvolver minhas habilidades. Em apenas 8 meses, minha competência foi reconhecida e fui promovida para um cargo de auxiliar no armazém de açúcar, demonstrando minha capacidade de adaptação e aprendizado rápido. Demonstrando meu potencial e dedicação, fui novamente promovida após apenas 4 meses, desta vez para o cargo de auditor interno na gestão da qualidade. Nessa posição, tenho sido fundamental na garantia da excelência e conformidade dos processos, contribuindo significativamente para o sucesso da organização. Com uma trajetória marcada por progresso e conquistas, sou um exemplo inspirador de determinação e profissionalismo, e estou pronta para enfrentar novos desafios e alcançar ainda mais sucesso em minha carreira.

Kathrein Stefane dos Santos Souza, Universidade De Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil.

Estudante dedicada e apaixonada pela área de Engenharia de Produção, atualmente cursando na Universidade de Uberaba (Uniube). Desde o início de minha jornada acadêmica, tenho buscado oportunidades para desenvolver minhas habilidades e conhecimentos práticos. Durante minha trajetória como estudante, tenho procurado estágios e projetos extracurriculares que me permitam adquirir experiência e aplicar o que aprendo em sala de aula. Estou comprometida em aprender e crescer profissionalmente, buscando oportunidades que me desafiem e me permitam contribuir de forma significativa para o campo da Engenharia de Produção. Estou ansiosa para seguir avançando em minha carreira acadêmica e profissional, enfrentando novos desafios e alcançando novas conquistas ao longo do caminho. Estou determinada a me tornar uma profissional de destaque na área e estou pronta para aproveitar todas as oportunidades que surgirem.

Letícia Gomes Castro, Universidade De Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil.

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade de Uberaba (Uniube), e atualmente estou cursando pós-graduação em Qualidade, Gestão e Engenharia de Processos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), profissional dedicada e apaixonada pelo campo da Engenharia de Produção. Com uma sólida formação acadêmica e uma vasta experiência prática, tenho me destacado como Analista de PCP (Planejamento e Controle da Produção), onde aplico meus conhecimentos teóricos e habilidades práticas para otimizar processos e garantir a eficiência operacional. Com abordagem analítica e comprometimento com a qualidade, sendo uma peça fundamental nas operações de produção. 

Wagner Cardoso, Universidade De Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil.

Possui Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara (UNIARA), Especialização em Docência Universitária pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara (UNIARA), e é Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). É Gestor do curso de Engenharia de Produção, Professor de Engenharia de Produção, Administração e Logística presenciais, e Engenharia de Produção, Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão da Qualidade e Logística EaD. Dentre as disciplinas, leciona: Engenharia de Métodos e Produtividade, Planejamento e Controle da Produção (PCP), Controle e Confiabilidade do Processo, Sistemas de Produção, Projetos Integrados, Gestão da Produção, OSM, Gestão de Processos e Operações, Gestão Logística, Sistemas Logísticos e de Segurança, Simulação Aplicada a Logística, Gestão dos Transportes e da Armazenagem, Auditoria da Qualidade, Normas e Processos de Certificação, Estudos Interdisciplinares, e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (até dezembro/2023 atingiu a soma de 165 TCC's orientados ou avaliados em bancas). 30 turmas formadas, 33 homenagens como Patrono, Paraninfo e/ou Nome de Turma. Tem experiência como Supervisor Industrial, Gerente Industrial e Gerente de Operações, além de atuar desde 2006 como Consultor e Assessor Industrial objetivando a redução de custos, o aumento da produtividade e a implantação de Planejamento e Controle de Produção (PCP). É autor de 9 livros: - Normas e Processos de Certificação (ebook) (ISBN: 978-65-6020-032-6); Engenharia de Métodos e Produtividade (ISBN: 978-8595350588); - Planejamento de Vendas e Operações (SOP) para Hospitais (ISBN: 978-8595350564); - Gestão de Processos e Operações (ISBN: 978-85-7777-904-8); - Simulação Aplicada a Logística (ISBN: 978-65-88363-16-4); - Controle e Confiabilidade do Processo (ISBN: 978-65-88363-81-2); - Auditoria da Qualidade (ISBN: 978-85-7777-970-3); - Normas e Processos de Certificação (ISBN: 978-65-88363-79-9); - Planejamento e Controle da Produção (PCP) (ISBN: 9786555062427). É autor também de 1 capítulo de livro e artigos publicados em revistas de renome e congressos da área. Currículo

Referências

ALVIM, Alisson C. Planejamento e Controle da Produção II. Itaúna - MG, 2009. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/116308331/ApostilaPlanejamento-e-Controle-da-Producao-II-AlissonCanaan-Alvim. Acesso em: 08 dez. 2023.

BUENO, Adauto; GODINHO FILHO, Moacir; FRANK, Alejandro G.. Smart production planning and control in the Industry 4.0 context: a systematic literature review. Computers & Industrial Engineering, [S.L.], v. 149, p. 106774, 2020.

CARDOSO, Wagner. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP): a teoria na prática. São Paulo: Blucher, 2021. 245 p.

CHAIRUL, Mokh. SULTAN, Adib. PRAMUDITA, Rifqi. Analysis of material requirement planning (mrp) implementation on the company. In: Proceedings of the 2nd International Conference on Economic Education and Entrepreneurship (ICEEE 2017), pages 140-145 ISBN: 978-989-758-308-7. Disponível em: https://www.scitepress.org/Papers/2017/69786/69786.pdf. Acesso em 18 out. 2023.

CHAPMAN, Stephen N. The fundamentals of production planning and control. Upper Saddle River, NJ, USA: Pearson/Prentice Hall, 2006. 272 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. 7 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CORRÊA, Henrique; GIANESE, Irineu; CAON, Mauro. Planejamento, programação e controle da produção. São Paulo: Atas, 5. ed. 2007. 432 p.

COSTA, A. P. et al. Os desafios da implantação do MRP em pequenas empresas. Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 2, p. 167-191, 2019.

DAVIS, M. M., AQUILANO, N. J., CHASE, R. B. Fundamentos da Administração da Produção. 3 ed. São Paulo: Bookman, 2001.

DE ALMEIDA GUERRA, Rodrigo Marques; DA SILVA, Milton Soares; TONDOLO, Vilmar Antônio Gonçalves. Planejamento das necessidades de materiais: ferramenta para a melhoria do planejamento e controle da produção. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, n. 3, p. 43-43, 2014.

FENSTERSEIFER, J. E. .; BASTOS, R. M. A implantação de sistemas MRP de gestão da produção e de materiais nas grandes empresas industriaís do brasil. Revista de Administração, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 11-22, 1989. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/180012. Acesso em: 18 out. 2023.

GORNI NETO, Fernando. Gestão de suprimentos e logística. 1 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2022. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 22 out. 2023.

HASANATI, Nidaul et al. Implementation of material requirement planning (MRP) on raw material order planning system for garment industry. In: IOP CONFERENCE SERIES: MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING. IOP Publishing, 2019. p. 012064.

KIRAN, D. R. Production planning and control: a comprehensive approach. Butterworth-heinemann, Cambridge: Butterword-Heinemann, 2019. 539 p.

LAURINDO, Fernando José Barbin; MESQUITA, Marco Aurélio de. Material requirements planning: 25 anos de história - uma revisão do passado e prospecção do futuro. Gestão & Produção, [S.L.], v. 7, n. 3, p. 320-337, dez. 2000. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2000000300009

LOPES, CHRISTIAN BOTELHO; SILVA, Renan Henrique da; ROCHA, Willian Afonso RE. Sistemas de produção mrp & mrp ii. GRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM, [S.l.], v. 6, n. 1, feb. 2014. ISSN 1984-7866. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/440. Acesso em: 18 out. 2023.

MARTINS, Petrônio; LAUGENI, Fernando. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005. 561 p.

MURTA, M. A. et al. Modelagem de sistemas de apoio à decisão para programação e controle de produção com ênfase em pequenas e médias empresas. Produção, v. 28, n. 3, 2018.

NASCIMENTO, Hilton Freire do et al. A atuação do PCP em um ambiente de rede de empresas do tipo top-down: um estudo de caso na indústria de vestuário. In: SIMPÓSIO DE EXELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 4., 2007, Rio de Janeiro. Anais [..], Rio de Janeiro: AEDB 2007.p. 1-13.

PACHECO, Diego Júlio; MACIEL, Felipe Ramos; PACHECO, Livia Júlio. Abordagens JIT e MRP com aplicações complementares no ambiente de produção. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review), v. 14, n. 3, p. 3281-3297, 2023.

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção. Operações industriais e de serviços. Unicenp, p. 201-202, 2007.

ROCHA, C. R. et al. Os desafios de implantação do mrp no Brasil: estudo de caso em uma indústria de alimentos. Revista Produção Online, v. 20, n. 3, p. 769-791, 2020.

SHANKAR, R. et al. A framework for investigating the role of information systems in overcoming operational obstacles in emerging markets. International Journal of Production Economics, v. 193, p. 170-183, 2017.

SILVA, M. V. et al. Análise da implantação do sistema MRP II em uma indústria metalúrgica. Produção, v. 30, n. 2, 2020.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração Da Produção. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

STRUMIELLO, Luis Daniel Pittini et al. Proposta para o planejamento e controle da produção e custos para pequenas empresas do vestuário. 1999.

Publicado

03-04-2024

Como Citar

Morete, G. P., Souza, K. S. dos S. ., Castro, L. G., & Cardoso, W. (2024). Proposta de implementação do PCP com foco no sistema MRP em uma empresa de fabricação textil. Revista Produção Online, 23(4), 5112 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.5112

Edição

Seção

Artigos