Proposta de layout para uma fábrica de alfajores utilizando o método SLP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i1.5131

Palavras-chave:

Planejamento Sistemático de Layout, Arranjo físico, SLP

Resumo

Este artigo propõe a aplicação do modelo de Planejamento Sistemático de Layout (SLP) em um contexto prático, apresentando um estudo sobre a importância do arranjo físico na busca pela produtividade e eficiência em uma empresa. O objetivo principal é desenvolver um projeto de layout para uma fábrica fictícia de alfajores. A metodologia adotada compreende o estudo da sequência de fases do SLP e a aplicação de suas ferramentas. A análise abrange desde a definição do local ideal para a empresa até a avaliação de três alternativas de layout para a fábrica, considerando aspectos como produção, matéria-prima, equipamentos, roteiro de fabricação, diagrama de afinidades e de inter-relações. Os resultados obtidos por meio da utilização do SLP são conclusivos, destacando-se a alternativa de layout escolhida, que atendeu a 65,71% das importâncias ponderadas. Esta escolha foi embasada em estudos aprofundados e fundamentados teoricamente, proporcionando uma compreensão mais robusta sobre o tema em questão. Além da proposta prática, este estudo contribui para a literatura ao aplicar o SLP em um contexto específico, fornecendo insights valiosos sobre a gestão eficiente de fábricas. A importância do tema transcende o escopo deste projeto, relacionando-se com desafios contemporâneos na otimização de processos industriais. Em suma, este artigo não apenas apresenta uma aplicação prática do SLP em um ambiente fabril fictício, mas também contribui para o avanço do conhecimento sobre o Planejamento Sistemático de Layout e sua relevância na gestão de processos produtivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Corrêa Bitencourt, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, RS, Brasil.

Servidora Pública Federal, Técnica Administrativa em Educação, no cargo de Assistente em Administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atualmente atua como coordenadora da Secretaria Acadêmica do Campus Bagé/RS. Realizou seu Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Atua como membro da Comissão de Inovação e Empreendedorismo (CIE) do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa.

Karoline dos Santos Baldez, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, RS, Brasil.

Graduanda no Curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Bagé.

Diullen Gonçalves Lopes, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, RS, Brasil.

Graduanda no Curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Bagé.

Paula de Oliveira Pedroso, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, RS, Brasil.

Graduanda no Curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Bagé.

Carla Beatriz da Luz Peralta, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, RS, Brasil.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Pampa (2012), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produto e Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Enxuta, Lean Startup, Lean Product, Customer Development, Customer Value, Lean Healthcare,Conjoint Analysis, Choice Experiment e Engenharia de Produto.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. Indústria de Alimentos: Ciência, saúde e segurança na mesa dos Brasileiros. FSB comunicação. São Paulo, 2023.

BÖHMER, D. El. Plano de negócios: indústria de alfajores. 2014.

BRITTO, G. L.; GOIS, J. V. Proposta de melhoria de layout em uma empresa de confecções através da aplicação do método SLP. In: SIMPROD, 7., Anais [...], 2015.

COLEONE, M.; FRÓES, N. J. M. Uma proposta de melhoria no arranjo físico de uma fábrica do setor têxtil. Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 14, n. 3, p. 98-98, 2019.

CORRÊA, M. Dicionário de gastronomia. Matrix Editora, 2016.

CORRÊA, V. M.; VOLANTE, C. R. Proposta de melhoria no layout de produção utilizando a ferramenta SLP: um estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolas. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 2, p. 393-405, 2019.

DINIZ, B. P. et al. Proposta de um layout de produção alimentícia através do Método SLP e da Ferramenta AutoCad. 2022.

FABI, F. et al. Desafios da Indústria de Alimentos. Universidade de São Paulo, 2017.

MOURA, C. R. et al. Aplicação do Método SLP no desenvolvimento de um layout otimizado em uma empresa têxtil. ScientiaTec, v. 6, n. 2, 2019.

MUTHER, R. Systematic Layout Planning, Second Edition. Boston: Cahners Books, 1978.

PETRY, C. Proposta de arranjo físico através do método SLP em um ambiente operacional de uma empresa de comunicação visual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

RIBEIRO, A. A. Melhoria no arranjo físico de uma fábrica de tintas a partir da aplicação do método de Planejamento Sistemático de Layout (SLP).

RUBERTO, N; AMODEI, S. Plan de negócios: Xigma: alfajores proteicos, 2022.

SANTOS, A. L. V.; REIS, R. R. A Importância do layout para as empresas. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 2, p. 157-168, 2019.

VIANA, F. L. E. Indústria de Alimentos. Caderno Setorial ETENE. 8, Nº 270, Fevereiro, 2023.

VILLAR, A. M.; NÓBREGA JÚNIOR, C. L. Planejamento das instalações empresariais. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

ZOLA, F. C. et al. Metodologia para definição de layout de praça de produção de carvão vegetal. 2020.

Publicado

06-04-2024

Como Citar

Bitencourt, L. C., Baldez, K. dos S., Lopes, D. G., Pedroso, P. de O., & Peralta, C. B. da L. (2024). Proposta de layout para uma fábrica de alfajores utilizando o método SLP. Revista Produção Online, 24(1), 5131 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i1.5131

Edição

Seção

Artigos