Uma proposta de melhoria a uma ferramenta de SGSST em uma indústria cimenteira utilizando o DMAIC e Power Platforms

Autores

  • Lara Camila Costa Barreto Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil.
  • Suyane Rodrigues Machado Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil. https://orcid.org/0009-0006-5059-1330
  • Ana Paula Henriques Gusmão de Araújo Lima Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8353-2499

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.5135

Palavras-chave:

SGSST, Power Platforms, Transformação Digital, DMAIC

Resumo

A Revolução Industrial impulsionou o avanço tecnológico e a eficiência na indústria, mas também aumentou os riscos de acidentes de trabalho. Isso levou ao desenvolvimento dos Sistemas de Gestão da Segurança do Trabalho (SGSST). O Registro de Não Conformidades e Incidentes tornou-se crucial para identificar causas e priorizar soluções. Para aprimorar o SGSST, a digitalização e a melhoria contínua são essenciais. Métodos como DMAIC e ferramentas como Power Platforms desempenham um papel crucial. Este trabalho abordou a necessidade de aprimorar o Registro de Eventos em uma indústria cimenteira, desenvolvendo um aplicativo com base em DMAIC e utilizando Power Platforms. O resultado foi uma redução de 100% no tempo de lançamento de registros e no índice de retrabalho. Além disso, destaca o impacto da transformação digital na automação e gerenciamento abrangente do SGSST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Camila Costa Barreto, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil.

Engenheira de Produção formada pela Universidade Federal de Sergipe, certificada em Data Analytics pela Tera e atualmente pós graduanda em Data Science pelo Descomplica, possui conhecimento amplo na engenharia com foco na melhoria de processos e análise de dados. Exerceu experiência em empresas renomadas como a Votorantim Cimentos, Dexco e ClearSale, nas áreas de Gestão, Manutenção, PCP e Processos.Atualmente, através da seleção do Programa Inova Talentos, é Bolsista Especialista de Processos na Unifique, empresa de Telecomunicação conceituada como a melhor internet do Sul do Brasil. Sua expertise em projetos aplicados no mercado em automação de processos utilizando diversas ferramentas tecnológicas como Excel/VBA, SAP Script, Power Platforms, SQL e Python a destacam como uma profissional versátil e inovadora. Além disso, em seu portfólio pessoal, possui desenvolvimento de um produto digital de gestão aplicado ao nicho de advocacia, em parceria com a OAB de Sergipe, demonstrando sua capacidade de aplicar seus conhecimentos de forma prática e impactante.

Suyane Rodrigues Machado, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil.

Cursando Engenharia de Produção na Universidade Federal de Sergipe (UFS), está ativamente envolvida em diversas atividades acadêmicas e profissionais. Sendo pesquisadora bolsista no projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC), Diretora de Projetos no Centro Acadêmico de Engenharia de Produção da UFS (Caepro), Coordenadora de Projetos na Empresa Júnior de Engenharia de Produção da UFS (ProdUP UFS - Consultoria Jr.), e anteriormente ocupou cargos de Diretora de Projetos e Coordenadora Operacional no Núcleo Sergipano dos Estudantes de Engenharia de Produção (Nuseep). Além disso, é membro titular do colegiado do curso de Engenharia de Produção da UFS. Essas experiências têm sido cruciais para seu desenvolvimento acadêmico e profissional, demonstrando seu comprometimento com o avanço da Engenharia de Produção e da sociedade como um todo.

Ana Paula Henriques Gusmão de Araújo Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (PPGEP-CAA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFS (PROPADM). No período de de 2010 a 2019 atuou como docente de Engenharia de Produção na UFPE. Possui graduação (2004) mestrado (2005) e doutorado (2009) em Engenharia de Produção (EP) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi coordenadora da graduação de EP do CAA-UFPE de 2011 a 2015 e coordenadora do PPGEP-CAA de 2016 a 2017. Integra a Comissão de Avaliação da Área de Engenharias III para o quadriênio 2017-2020 junto à CAPES. Atua como pesquisadora do INCT-INSID Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão (www.insid.org.br). Suas pesquisas se concentram nas áreas de Gestão da Produção, Gestão da Informação e Pesquisa Operacional, focando em temas como decisão multicritério, avaliação de maturidade de sistemas produtivos, segurança da informação e proteção de dados.

Referências

ABBASI, T.; ADORNETTO-GARCIA, D.; JOHNSTON, P. A.; SEGOVIA, J. H.; SUMMERS, B. Accuracy of harm scores entered into an event reporting system. The Journal of Nursing Administration, v. 45, n. 4, p. 218-22, 2015.

AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL. Agenda Brasileira para a Indústria 4.0: O Brasil preparado para os desafios do futuro. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/industria4-0_cits_ahk.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

ALMEIDA, B.P. Melhoria da gestão do processo de negócio de um departamento de excelência operacional: uma proposta de reestruturação. 2020. Tese de Mestrado (Engenharia e Gestão Industria), Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro, Portugal, 2020.

ALVES, F. R.; ALCALÁ, S. G. S. Análise da abordagem LOW-CODE como facilitador da transformação digital em indústrias. Revista e-TECH: Tecnologias para Competitividade Industrial, Goiás, v. 15, n. 1, p. 1983-2002, 2022

ANDRADE, G. P. D. Proposta de implementação da ferramenta DMAIC para redução de riscos de acidentes em cabines de aplicação de verniz e lixamento: um estudo de caso em uma fábrica de móveis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.

ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS INTERNATIONAL (ABPMP). Guia para o gerenciamento de processos de negócio: corpo comum de conhecimento (BPMN CBOK). 1 ed. Brasil: ABPMP, 2013.

CAMARGO, W. Gestão da Segurança do Trabalho. 1 ed. Curitiba: IFSC, 2011

CARTAPATTI, M. Saúde e segurança do trabalho em uma auto elétrica: estudo de caso sobre acidentes e incidentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) Universidade Federeal de Grande Dourados, Douradaos, MS, 2018

CASTRO, R. M.; CLASSE, T. M. D. Usando Aprendizagem Ativa Durante o Ensino

CHAIB, E. B. D. A. Proposta para implementação de sistema de gestão integrada de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho em empresas de pequeno e médio porte: um estudo de caso da indústria metal-mecânica. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências em Planejamento Energético) - Coordenação dos Programas de PósGraduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2005.

FAGAN, K. M.; HODGSON, M. J. Hodgson Under-recording of work-related injuries and illnesses: an OSHA priority J. Saf. Res., 60 pp. 79-83, 2017.

FORMIGHIERI, J. R.; CORRÊA, A. F.; SANTOS, J. M. D. Gestão em Segurança do Trabalho. 1 ed. Indaial: UNIASSELVI, 2016.

FREITAS, Carlos Alberto et al. A evolução da segurança no trabalho aplicada na manutenção industrial 4.0. REMIPE-Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 6, n. 2, p. 229-251, 2020.

GARTNER GROUP. Gartner Magic Quadrant for Enterprise Low-Code Application Platform. Gartner Group, 2021. Disponível em https://www.gartner.com/en/documents/4005939. Acesso em: 08 out. 2022.

GHOBAKHLOO, M.; FATHI, M. Corporate survival in Industry 4.0 era: the enabling role of lean-digitized manufacturing. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 13, n.4, 2019.

GOMES, G. D. S. Construção e Implementação de um Aplicativo de Baixo Código para Auxiliar na Gestão da Informação e na Otimização do Controle de Tráfego. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção), Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Parauapebas, 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/saiba-o-que-e-low-code-e-como-a-tecnologia-im pacta-o-cotidiano-das-companhias/. Acesso em: 09 out. 2022

ISO 45001:2018. Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional - Requisitos com Orientação para Uso. ABNT, 47 p. Mai. 2018.

KAYA, G. K.; USTEBAY, S.; NIXON, J.; PILBEAM, C.; SUJAN, M. Exploring the impact of safety culture on incident reporting: Lessons learned from machine learning analysis of NHS England staff survey and incident data. Safety science, 166, 106260. 2023.

MELLO, A. E. N. S. Aplicação do mapeamento de processos e da simulação no desenvolvimento de projetos de processos produtivos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG , 2008.

MICROSOFT CORPORATION. Business Application Platform | Microsoft Power Platform. Disponível em: https://powerplatform.microsoft.com/pt-br/. Acesso em: 07 set. 2022.

MOURA, E.A. O que é o Microsoft Power Apps e para que serve? Disponível em: https://www.trinapse.com.br/blog/o-que-e-o-microsoft-powerapps/. Acesso em: 04 set. 2022.

NAKANO, D.; MUNIZ JR, J. Writing the literature review for empirical papers. Production, 28. 2018.

NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL. Acidentes de trabalho e mortes acidentárias voltam a crescer no Brasil em 2021. Nações Unidas do Brasil, 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/178950-acidentes-de-trabalho-e-mortes-acident%C3%A1rias-voltam-crescer-no-brasil-em-2021#:~:text=Acidentes%20de%20trabalho%20e%20mortes%20acident%C3%A1rias%20voltam%20a%20crescer%20no%20Brasil%20em%202021,-22%20abril%202022&text=Nos%20%C3%BAltimos%20dez%20anos%20(2012,30%25%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20a%202020. Acesso em: 01 out. 2022.

NICOCELLI, A. Saiba o que é low-code e como a tecnologia impacta o cotidiano das companhias. CNN Brasil, 2022; Disponível em: https://zeev.it/blog/por-que-optar-pela-tecnologia-low-code/#:~:text=As%20plataformas%20low%2Dcode%20s%C3%A3o,conhecimento%20em%20programa%C3%A7%C3%A3o%20de%20c%C3%B3digos

OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, Organização & Métodos: uma abordagem gerencial. 10 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

OLIVEIRA, D. S. Desenvolvimento de aplicativo para cálculo do Overall Equipment Effectiveness aplicado ao setor ensacadeira de uma indústria cimenteira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.

ORGANIZATION INTERNATIONAL LABOUR (OIT). Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho: Um instrumento para uma melhoria contínua. 2011. Disponível em: https://www.ilo.org/safework/info/publications/WCMS_154878/lang--en/index.ht. Acesso em: 9 abr. 2023.

PARVIAINEN, P. et al. Tackling the digitalization challenge: how to benefit from digitalization in practice. International Journal of Information Systems and Project Management, v. 5, n. 1, p. 63-77, 2017.

PINHEIRO, J. M. S. Da Iniciação científica ao tcc uma abordagem para os cursos de tecnologia. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2010.

QUEIROZ, G. A. Ciclo de Melhoria Contínua da Produção Enxuta considerando o desempenho ambiental: uma proposta conceitual estruturada no método DMAIC. Brazilian Journal of Development, São Carlos, v. 8, n. 1, p. 3907-3924, 2022.

Remoto - Um Estudo Usando Brainstorming e Cocriação de Conteúdo Didático. In:

RIVERA, J. Criando soluções com a Microsoft Power Platform. Power Platform, 2022. Disponível em: https://powerplatform.microsoft.com/pt-br. Acesso em: 07 set. 2022.

SACOMANO, J. B. et al. Indústria 4.0: conceitos e fundamentos. 1 ed. São Paulo: Blucher, 2018.

SANCHIS, R. et al. Low-code as enabler of digital transformation in manufacturing industry. Applied Sciences, Valenci, v. 10, n. 1, p. 12, 2019.

SHARDA, R.; DELEN, D.; TURBAN, E. Analytics, data science, & artificial intelligence: Systems for decision support. 11 ed. London: Pearson, 2021.

SIHOMBING, D. J. C. Development of Occupational Health and Safety Information System in Construction Company Using RAD Method. Jurnal Info Sains: Informatika dan Sains, v. 13, n. 03, p. 853-860. 2023.

SILVA, C. C. R. et al. A Utilização do DMAIC Na análise de acidente do trabalho. Revista Pesquisa e Ação, v. 8, n. 1, p. 1-18, 2022.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. Florianópolis, SC: Editora UFSC, 2005.

SOARES, M.; AMARANTE, M. Metodologia Lean Seis Sigma como método para melhorar produção e reduzir custos. Revista Pesquisa e Ação, v. 8, n. 1, p. 75-96, 2022.

TARGOUTZIDIS, A.; MAKRIS, L. SELF-REPORTED BIG DATA FOR GOVERNANCE OF THE OCCUPATIONAL HEALTH AND SAFETY SYSTEM. IETI Transactions on Ergonomics and Safety, v. 5, n. 2, pp. 43-58. 2021.

TRASK, C.; LINDEROTH, H. C. Digital technologies in construction: A systematic mapping review of evidence for improved occupational health and safety. ‖ Journal of Building Engineering, v. 80, 2023.

VILAPLANA, F.; STEIN, G. Digitalización y personas. Revista Empresa y Humanismo, Madrid, v. 23, n. 1, p. 113–137, 2020.

Publicado

29-03-2024

Como Citar

Barreto, L. C. C., Machado, S. R., & Lima, A. P. H. G. de A. (2024). Uma proposta de melhoria a uma ferramenta de SGSST em uma indústria cimenteira utilizando o DMAIC e Power Platforms. Revista Produção Online, 23(4), 5135 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.5135

Edição

Seção

Artigos