Gestão de coprodutos e economia circular
geração e destinação do pó de aciaria elétrica
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i4.5274Palavras-chave:
Economia circular, Coprodutos, Pó de aciaria, Aciaria elétricaResumo
A sustentabilidade tem se tornado cada vez mais evidente tanto nas empresas quanto no mercado. A preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida está levando as empresas, especialmente as siderúrgicas, a buscar algumas alternativas para a reutilização e recuperação dos resíduos gerados em seus processos de produção. O objetivo geral deste estudo foi evidenciar a importância da gestão de coprodutos e da economia circular na geração e na destinação do pó de aciaria elétrica (PAE). De modo específico, buscou-se descrever como funciona o fluxo da gestão e da geração do coproduto, além de mostrar a importância da utilização das ferramentas aplicadas à melhoria da gestão do resíduo. Foi realizada uma pesquisa exploratória quanto aos objetivos que tem como ponto focal explorar possibilidades e cenários que ainda não foram descobertos, classificando-se como pesquisa básica quanto a natureza que tem como objetivo principal o avanço do conhecimento científico, sem nenhuma preocupação com a aplicabilidade imediata dos resultados a serem colhidos. Aplicado para a coleta de dados foi utilizado a pesquisa bibliográfica. Foi possível concluir através do estudo que todas as indústrias necessitam de resultados positivos, principalmente quando nos referimos a geração de resíduos e o descarte ambientalmente correto, ou até mesmo a destinação dos resíduos gerados como possível substituição de matérias primas, ou seja, o seu retorno a um processo produtivo. Vale ressaltar que a apresentação do modelo de Economia Circular mostrou-se válido e benéfico para a indústria siderúrgica, devido às vantagens de reintegrar os resíduos ao processo ou enviá-los como matéria-prima para outro tipo de indústria. Essa forma de consumo resultará em ganhos para a sociedade como um todo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Alexandre Feller de et al. A aplicação da metodologia de produção mais limpa: estudo em uma empresa do setor de construção civil. 2002. Acesso em: 12 set. 2024.
AZEVEDO, Juliana Laboissière. A economia circular aplicada no Brasil: uma análise a partir dos instrumentos legais existentes para a logística reversa. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 11., 2015, Anais [...]. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.exemplo.br. Acesso em: 15 set. 2024.
BÁNKUTI, Sandra Mara Schiavi; BÁNKUTI, Ferenc Istvan. Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil. Gestão & Produção, v. 21, p. 171-184, 2014. Acesso em: 20 set. 2024.
CARBONARO, Fernanda Amaral et al. Gestão de coprodutos do aço: um caso da siderurgia nacional. 2016. Acesso em: 25 set. 2024.
COSTA, Verlaine Lia; ESCORSIM, Sérgio; COSTA, Deneive Leonor. Processo produtivo e produção de aço: a inserção do Grupo Gerdau S.A. no cenário mundial. 2007. Acesso em: 26 set. 2024.
DYLLICK, Thomas; HOCKERTS, Kai. Além do business case para a sustentabilidade corporativa. Estratégia empresarial e meio ambiente, v. 11, n. 2, p. 130-141, 2002. Acesso em: 10 ago. 2024.
FERREIRA, Felipe Buboltz. Obtenção de pelotas autorredutoras com poeira de aciaria elétrica para uso em fornos elétricos a arco. 2016. Acesso em: 12 ago. 2024.
FOSTER, Allan; ROBERTO, Samanta Souza; IGARI, Alexandre Toshiro. Economia circular e resíduos sólidos: uma revisão sistemática sobre a eficiência ambiental e econômica. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.exemplo.br. Acesso em: 15 out. 2024.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing para o século XXI. In: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. cap. 1, p. 1-31. Acesso em: 15 ago. 2024.
LEITÃO, Alexandra. Economia circular: uma nova filosofia de gestão para o século XXI. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting, v. 1, n. 2, p. 149-171, 2015. Disponível em: https://www.exemplo.br. Acesso em: 15 ago. 2024.
MARTINS, Nuno Ornelas. O renascimento da economia política em Cambridge. London: Routledge, 2013. Acesso em: 18 ago. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Produção Online

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
