Overall equipment effectiveness: aplicação em uma empresa do setor de bebidas do pólo industrial de Manaus

Autores

  • Cristiane Fátima Cavalcante Raposo Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.529

Palavras-chave:

Lean Manufacturing. Manutenção Produtiva Total. Indicadores. Pólo Industrial de Manaus. Overall Equipment Effectiveness.

Resumo

O Overall Equipment Effectiveness (OEE) é um indicador utilizado como forma de gestão e melhoria contínua de máquinas e equipamentos, útil ao identificar perdas, reduzindo assim os custos de produção. Por meio da análise dos resultados deste indicador, o gestor de operação deve tomar decisões que visem à melhor forma de eliminar ou, pelo menos, reduzir as perdas no processo. Com o intuito de analisar com mais detalhes a aplicação do indicador OEE no sistema produtivo de uma empresa do setor de bebidas do Pólo Industrial de Manaus, foi realizada, por meio de pesquisa bibliográfica e descritiva, e com a utilização do método de estudo de caso, uma observação no sistema produtivo da empresa Alfa, no período de janeiro a novembro de 2008. Os resultados obtidos com esta pesquisa apresentam a aplicação do OEE realizada em onze etapas, a análise estatística dos resultados revela uma tendência positiva em relação ao estágio inicial devido às melhorias alcançadas no sistema produtivo por meio de ações para eliminação/redução de perdas. O estudo revelou ainda, que o gestor de operação pode realizar as melhorias necessárias ao enxergar falhas e perdas, muitas vezes ocultas e desconhecidas aos envolvidos no sistema produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Fátima Cavalcante Raposo, Universidade do Estado do Amazonas

Gestão da Produção

Publicado

06-09-2011

Como Citar

Raposo, C. F. C. (2011). Overall equipment effectiveness: aplicação em uma empresa do setor de bebidas do pólo industrial de Manaus. Revista Produção Online, 11(3), 648–667. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.529

Edição

Seção

Artigos