Overall equipment effectiveness: aplicação em uma empresa do setor de bebidas do pólo industrial de Manaus

Cristiane Fátima Cavalcante Raposo

Resumo


O Overall Equipment Effectiveness (OEE) é um indicador utilizado como forma de gestão e melhoria contínua de máquinas e equipamentos, útil ao identificar perdas, reduzindo assim os custos de produção. Por meio da análise dos resultados deste indicador, o gestor de operação deve tomar decisões que visem à melhor forma de eliminar ou, pelo menos, reduzir as perdas no processo. Com o intuito de analisar com mais detalhes a aplicação do indicador OEE no sistema produtivo de uma empresa do setor de bebidas do Pólo Industrial de Manaus, foi realizada, por meio de pesquisa bibliográfica e descritiva, e com a utilização do método de estudo de caso, uma observação no sistema produtivo da empresa Alfa, no período de janeiro a novembro de 2008. Os resultados obtidos com esta pesquisa apresentam a aplicação do OEE realizada em onze etapas, a análise estatística dos resultados revela uma tendência positiva em relação ao estágio inicial devido às melhorias alcançadas no sistema produtivo por meio de ações para eliminação/redução de perdas. O estudo revelou ainda, que o gestor de operação pode realizar as melhorias necessárias ao enxergar falhas e perdas, muitas vezes ocultas e desconhecidas aos envolvidos no sistema produtivo.


Palavras-chave


Lean Manufacturing. Manutenção Produtiva Total. Indicadores. Pólo Industrial de Manaus. Overall Equipment Effectiveness.

Texto completo:

PDF/A ♪AUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.529

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com