Canais de distribuição do turismo e as tecnologias de informação: um panorama da realidade nacional

Autores

  • Elisete Santos da Silva Zagheni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Monica Maria Mendes Luna Univerisidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.728

Palavras-chave:

Turismo. Canal de Distribuição. Tecnologia da Informação. Revisão da literatura.

Resumo

A evolução tecnológica tem possibilitado que um mesmo serviço seja entregue por meio de múltiplos canais de atendimento, inclusive no setor do turismo.  O presente estudo se propõe a apresentar uma revisão bibliográfica sobre os canais de distribuição em turismo e o impacto das tecnologias de informação. Com base em uma pesquisa exploratória, foram analisados 24 trabalhos científicos, com o intuito de identificar uma estrutura da pesquisa sobre canais de turismo e TI em âmbito nacional.  Observou-se que no Brasil, há uma carência de trabalhos sobre canais de distribuição no turismo, com destaque para a gestão destes canais com uma visão de cadeia de suprimentos. Além disso, os trabalhos concentram-se em dois elementos dos canais: meios de hospedagem e agências de viagens. Estes elementos têm usado canais diretos, baseados na TI¸ para apoiar as atividades de atendimento e comercialização do produto turístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisete Santos da Silva Zagheni, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia de Produção - UFSC.  Mestre em Administração (UFSC).  Especialista em Logistica empresarial (UNIVALI). Graduada em Administração (UNIVALI). Docente ensino superior.

 

Monica Maria Mendes Luna, Univerisidade Federal de Santa Catarina.

Docente do Departamento de Engenharia de Produção - UFSC. Doutora em Engenharia de Produção - UFSC. Mestre em DEA en Logistique et Organisation - Université Aix-Marseille II. Mestre em Engenharia de Produção - UFSC. Graduada em Engenharia Civil - UFC

Publicado

31-05-2011

Como Citar

Zagheni, E. S. da S., & Luna, M. M. M. (2011). Canais de distribuição do turismo e as tecnologias de informação: um panorama da realidade nacional. Revista Produção Online, 11(2), 476–502. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.728

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.