O uso de sistemas de gestão de aprendizagem (SGA) em ensino presencial: aplicação de uma proposta via pesquisa ação

Autores

  • Fabrício Lopes de Souza Carvalho Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.792

Palavras-chave:

Aprendizado híbrido. Ensino à distância. Sistemas de gestão de aprendizado

Resumo

A utilização da informática e suas ferramentas tiveram um aumento expressivo nesta última década, principalmente pela grande redução de preços dos computadores e pela difusão de tecnologias de informação e comunicação que se tornaram parte do nosso cotidiano. Apesar dessa realidade, o ensino, na maior parte das instituições, ainda segue um padrão tradicional, onde o professor é a fonte principal de transmissão de conhecimento, de maneira presencial. A Educação à Distância (EAD), utilizando-se de Sistemas de Gestão de Aprendizado (SGA), é uma metodologia que está cada vez mais sendo utilizada na educação não-presencial e também de maneira mista, como facilitadores do processo de aprendizado presencial. Este artigo trata do uso desta metodologia de ensino combinada, conhecido como B-Learning ou Aprendizado Híbrido, através de pesquisa ação realizada em duas IES. Observaram-se as ferramentas tecnológicas envolvidas nesta metodologia de ensino, antes da sua utilização e após seu uso, através de questionários e logs de acessos de professores e alunos. Os resultados obtidos demonstraram as vantagens e desvantagens encontradas nesta combinação, além de peculiaridades relacionadas ao uso de cada ferramenta e os benefícios trazidos na sua utilização.

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Biografia do Autor

Fabrício Lopes de Souza Carvalho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Assistente A, Curso de Engenharia de Produção e Sistemas. Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).

Publicado

13-06-2012

Como Citar

Carvalho, F. L. de S. (2012). O uso de sistemas de gestão de aprendizagem (SGA) em ensino presencial: aplicação de uma proposta via pesquisa ação. Revista Produção Online, 12(2), 328–350. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.792

Edição

Seção

Artigos