Nível de maturidade de arranjos produtivos locais (APL): um diagnóstico no APL de bonés de Apucarana – PR

Autores

  • Rodolfo Reinaldo Petter Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Ponta Grossa.
  • Luis Maurício Resende Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Ponta Grossa.
  • Fabrício Alexandre Alves Ceranto Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.875

Palavras-chave:

Maturidade, Arranjo Produtivo Local, Desenvolvimento de aglomerados produtivos, Competitividade.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo de avaliar o nível de maturidade do arranjo produtivo local de bonés de Apucarana – PR, de modo que seja possível identificar os aspectos que envolvem a cadeia produtiva que necessitam de melhorias. Para alcançar este objetivo, aplicou-se para a governança do aglomerado, o questionário desenvolvido por Pietrobon (2009), no qual, o nível de maturidade é determinado a partir da avaliação de 14 aspectos relacionados com a cadeia produtiva de um APL e que, consequentemente, interferem na competitividade das empresas da rede. Assim, esta pesquisa classifica-se como aplicada do ponto de vista de sua natureza, visando gerar conhecimentos para aplicação prática no aglomerado pesquisado, também úteis na resolução de problemas específicos, tanto no âmbito empresarial como no científico, onde pouco se tem abordado a gestão de aglomerados sob o ponto de vista do nível de maturidade. Quanto à forma de abordagem, a pesquisa classifica-se como quali-quantitativa, pois mapeia o nível de maturidade de forma quantitativa, ao mesmo tempo em que fornece resultados qualitativos úteis para direcionar o gerenciamento do aglomerado. Como resultado, foi possível obter informações que terão utilidade na realização de melhorias por parte da governança do APL. O escore obtido foi considerado positivo, porém aponta um abrangente leque de melhorias que podem ser realizadas na rede por parte da governança objetivando o aumento da competitividade das empresas da rede e consequente aquecimento da economia local/regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Reinaldo Petter, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Ponta Grossa.

Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Ponta Grossa. Possui graduação em Tecnologia Mecânica, Modalidade Produção Industrial de Móveis pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009) e curso técnico profissionalizante em Mecânica Industrial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, SC (2009). Atualmente é pesquisador na área de Estratégias de Gestão e Competitividade para micro e pequenas empresas.

Luis Maurício Resende, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Ponta Grossa.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais na área de engenharia. Atua na área de empreendedorismo; coordenou a incubadora tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR - campus Ponta Grossa; foi presidente do conselho deliberativo da Incubadora Tecnológica de Ponta Grossa. É professor do programa de pós-graduação em engenharia de produção da UTFPR, onde atua na área de Desenvolvimento e Arranjos de Micro e Pequenas Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo e aglomerados produtivos. Professor do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia, onde atua na área de docência e empreendedorismo.

Fabrício Alexandre Alves Ceranto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Ponta Grossa.

Acadêmico do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Iniciação tecnológica em andamento na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia Organizacional e Redes de Empresas, linha de pesquisa em Desenvolvimento de ferramentas de gestão e análise para redes de empresas.

Publicado

06-09-2011

Como Citar

Petter, R. R., Resende, L. M., & Ceranto, F. A. A. (2011). Nível de maturidade de arranjos produtivos locais (APL): um diagnóstico no APL de bonés de Apucarana – PR. Revista Produção Online, 11(3), 803–822. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.875

Edição

Seção

Artigos