Um estudo preliminar sobre as definições e as diferenças dos principais tipos de arranjos empresariais

Autores

  • Anderson Tiago Peixoto Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Maria Silene Alexandre Leite UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Ricardo Moreira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.993

Palavras-chave:

Arranjos Empresariais. Definições. Diferenças.

Resumo

Com o crescimento da competitividade e das exigências do mercado, diversas empresas têm se organizado conjuntamente com o intuito de formar parcerias, constituindo os chamados Arranjos Empresariais, a fim de que sejam alcançadas vantagens competitivas. Este artigo partiu da necessidade de analisar as definições e as diferenças dos principais tipos de Arranjos Empresariais existentes, visto que na literatura têm sido utilizadas diversas nomenclaturas e classificações, seja em função da forma como o Arranjo é gerido; o modo como está organizado; a conformidade com que os membros exercem suas atividades; a forma como ocorre o fluxo de recursos e informações; o grau de articulação e interação; a forma de organização da produção; e as estratégias adotadas. Trata-se de uma pesquisa básica, descritiva e bibliográfica, a qual buscou coletar nas fontes pertinentes, definições acerca de cada Arranjo, para cumprir o objetivo do artigo que é estudar as definições e as diferenças dos principais tipos de Arranjos Empresariais. Justifica-se o artigo pela escassez de definições uniformizadas na literatura que tornem possível a visualização das diferenças existentes entre cada um dos tipos de Arranjos, principalmente daqueles nos quais as definições mais se assemelham.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Tiago Peixoto Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2008 e Mestrando em Engenharia de Produção, Área de Gestão da Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa Estratégias Empresariais e Organizações.

Maria Silene Alexandre Leite, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina . Realizou pós doutorado junto a Universidade Federal de Pernambuco com ênfase em análise de riscos operacionais associados a geração de custos em cadeias de suprimento, é professora adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Coordena o Grupo de Pesquisa Complexidade & Organizações. É Diretora Científica da Associação Brasileira de Custos (ABC) e Secretária Geral do Instituto Internacional de Custos (IIC). Atualmente Coordena o Projeto Institucional Procad Novas Fronteias entre UFPB-UFRJ. Ministra a disciplina Custos da Produção Industrial na Graduação em Engenharia de Produção e as disciplinas: Teoria de Sistemas, Modelagem de Sistemas, Estrutura e Análise dos Custos da Produção Industrial e Logística na pós-graduação em Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Modelagem de Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas complexos, arranjos empresariais, custos e logistica.

Ricardo Moreira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

É Engenheiro Elétrico (UFCG 1985) com Mestrado (UFPB 1994), Doutorado (UFPB 2004) e Pós-Doutorado (KTH-Suécia 2009) em Engenharia de Produção na sub área de Gestão Energética. Em paralelo, cursa novo doutorado em Administração no PROPAD - UFPE, onde desenvolve análise das fontes de energia. É docente e pesquisador ligado a Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPB trabalhando com sustentabilidade e com as políticas públicas no setor elétrico brasileiro, sempre observando as matrizes de outros países. Possui em andamento 6 projetos de pesquisa nas cooperativas de eletrificação rural da Paraíba e Rio Grande do Norte, estudando os atos regulatórios da ANEEL, um projeto PROBEX e um Universal CNPQ.

Publicado

20-08-2012

Como Citar

Peixoto Gonçalves, A. T., Alexandre Leite, M. S., & da Silva, R. M. (2012). Um estudo preliminar sobre as definições e as diferenças dos principais tipos de arranjos empresariais. Revista Produção Online, 12(3), 827–854. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.993

Edição

Seção

Artigos