Avaliação do transporte público urbano realizado por ônibus: uma abordagem exploratória

Autores

  • André Luís Policani Freitas Unversidade Estadual do Norte Fluminense
  • Túlio Baita dos Reis Universidade Estadual do Norte Fluminense Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1010

Palavras-chave:

Qualidade em serviços. Satisfação do consumidor. Transporte público.

Resumo

Devido ao surgimento de novas modalidades de transporte, empresários e governos que operam ônibus urbanos têm se interessado cada vez mais em avaliar a qualidade do transporte segundo a satisfação dos usuários. Uma vez que os usuários entram em contato com aspectos relacionados às categorias pertinentes ao serviço de transporte, tais como veículos, vias e paradas, atendimento, tempo e valor agregado, eles são capazes de avaliar a qualidade do transporte à luz destas categorias. Neste contexto, este artigo propõe uma abordagem metodológica para avaliar o transporte público urbano realizado por ônibus, segundo a percepção dos usuários. Fundamentado em sete dimensões da qualidade de serviços, o modelo resultante é composto por 33 critérios que foram organizados em um questionário. Apesar do caráter exploratório, os resultados do estudo revelaram que a abordagem e o modelo constituem uma ferramenta simples e viável para o tratamento do problema em questão. Espera-se que este modelo seja capaz de auxiliar gestores nos processos de tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Policani Freitas, Unversidade Estadual do Norte Fluminense

Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/Brasil, 2001), Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/Brasil, 1997), e Graduado em Engenharia Mecânica (Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil, 1994). Atualmente é Chefe do Laboratório (Departamento) de Engenharia de Produção (LEPROD/UENF), onde atua como Professor Associado desde agosto/2002. Professor concursado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, onde atuou junto ao Departamento de Mecânica no período de 1997 a 2003. Atualmente concentra suas ações de pesquisa na modelagem de problemas de decisão no contexto corporativo, com foco especial nas questões referentes à qualidade de serviços, qualidade do ensino e problemas decisórios envolvendo múltiplos avaliadores/decisores. Publicou 18 artigos em periódicos especializados e 62 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 softwares. Entre 1999 e 2007 participou de 4 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. Atualmente atua em três Grupos de Pesquisa: Análise e melhoria de sistemas de produção (UENF - líder), Decisões em ambientes corporativos (UFF - pesquisador) e FHTC - Fatores Humanos e Tecnologicos da Competitividade (UERJ - pesquisador).

Túlio Baita dos Reis, Universidade Estadual do Norte Fluminense Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF, Pós-Grauando em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Aberta do Brasil - UAB e Universidade Federal Fluminense - UFF e Pós-Graduado em Gestão e Desenvolvimento Empresal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC. Graduado em Administração pela Universidade Iguaçu - UNIG desde dezembro de 2007. Atualmente atuo como Tutor do Curso de Empreendedorismo e Inovação da UFF e como Assistente de Projetos da Tec Campos Incubadora de Empresas.

Publicado

16-08-2013

Como Citar

Freitas, A. L. P., & dos Reis, T. B. (2013). Avaliação do transporte público urbano realizado por ônibus: uma abordagem exploratória. Revista Produção Online, 13(3), 814–842. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1010

Edição

Seção

Artigos