<b>Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores</b>

Autores

  • Ualison Rébula de Oliveira
  • Henrique Martins Rocha

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i3.109

Resumo

No atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos funcionários são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Assim, essa pesquisa objetiva apresentar o empowerment como uma contribuição dos recursos humanos para as empresas, tanto em manufatura quanto em serviços. Para tanto, efetuou-se dois estudos de caso, sendo um em uma instituição financeira e o outro em uma montadora de veículos. Os resultados obtidos, através da percepção dos funcionários, induzem ao julgamento de que o empowerment aumenta a satisfação dos funcionários, reduz o tempo da realização de uma atividade e propicia a redução de custos.

Palavras-chave: Empowerment, Agilidade, Satisfação dos Funcionários, Responsabilidade.

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Publicado

25-09-2008

Como Citar

Rébula de Oliveira, U., & Martins Rocha, H. (2008). <b>Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores</b>. Revista Produção Online, 8(3). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i3.109

Edição

Seção

Artigos