Planejamento da inovação: análise e identificação das suas principais fases

Autores

  • Vitor Pinheiro Cunha Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo
  • Maicon Gouvea de Oliveira Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo
  • Henrique Rozenfeld Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1335

Palavras-chave:

Planejamento da inovação. Fases. Modelos. Inovação. Produtos.

Resumo

Os trabalhos que consideram o planejamento da inovação possuem divergências com relação às suas fases. Com o objetivo de buscar um alinhamento, este artigo realizou uma análise dos modelos disponíveis na teoria, identificando suas principais fases. Os resultados mostraram a predominância de três fases: identificação de oportunidades, geração de conceitos e definição de projetos. O esclarecimento dessas fases é um primeiro passo para o alinhamento dos modelos do planejamento da inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Pinheiro Cunha, Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Produção

Mestre em Engenharia de Produção da EESC-USP. Suas áreas de interesse são: planejamento da inovação, gestão de ideias, gestão da inovação, desenvolvimento de produtos e gestão de portfólio.

Maicon Gouvea de Oliveira, Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Produção

Doutorando e Mestre em Engenharia de Produção da EESC-USP. Professor Substituto na Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador visitante do Centro de Gestão de Tecnologia da Universidade de Cambridge. Suas áreas de interesse são: planejamento da inovação, roadmapping, gestão de ideias, gestão da inovação, desenvolvimento de produtos, gestão de portfólio e sistemas produto-serviço.

Henrique Rozenfeld, Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Produção

Professor Titular da EESC-USP. Professor Substituto na Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor pela Universidade de Aachen, Alemanha. Co-autor do livro "Gestão de desenvolvimento de produtos:  uma referência para a melhoria do processo". Suas áreas de interesse são: planejamento da inovação, roadmapping, gestão de ideias, gestão da inovação, desenvolvimento de produtos, gestão de portfólio, sistemas produto-serviço, modelagem de processos, gestão de processos e sistemas PLM.

Publicado

17-05-2013

Como Citar

Cunha, V. P., Oliveira, M. G. de, & Rozenfeld, H. (2013). Planejamento da inovação: análise e identificação das suas principais fases. Revista Produção Online, 13(2), 737–758. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1335

Edição

Seção

Artigos