Otimização do processo de fundição sob pressão aplicando o método de Taguchi

Autores

  • Denilson Jose Viana Universidade de Taubaté, Unitau
  • Antonio Faria Neto Universidade de Taubaté, Unitau Universidade Estadual Paulista, Unesp

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1431

Palavras-chave:

Método de Taguchi. Fundição sob pressão. Relação sinal-ruído ponderada. Porosidade.

Resumo

O processo de fundição sob pressão de alumínio tem se desenvolvido significativamente nas últimas décadas, ocupando um lugar de destaque na indústria por produzir componentes de engenharia inovadora. Dentre os problemas de qualidade deste processo, o mais recorrente é a porosidade causada por vários fatores, dentre eles os parâmetros do processo que são de difícil determinação, sendo comumente selecionados por meio da abordagem de tentativa e erro. A presente dissertação buscou responder a pergunta: Como determinar a melhor configuração de parâmetros do processo de fundição sob pressão de alumínio para minimizar a porosidade nas peças produzidas? Tendo como objetivo a melhoria da qualidade de uma peça de alumínio, fundida sob pressão, por meio da redução da porosidade. A principal contribuição desta dissertação concentra-se na aplicação do método de Taguchi utilizando dados categóricos ordinais (classes de porosidades) como característica de qualidade, por meio da análise da relação sinal-ruído ponderada. Os resultados dos experimentos foram analisados a partir do efeito médio dos fatores e da análise de variância (ANOVA). Como conclusão os parâmetros de temperatura do metal e velocidade de primeira e segunda fase de injeção foram os mais significativos na redução da porosidade da peça estudada. E ainda, o método de Taguchi alcançou o resultado esperado, trazendo significativa redução de porosidade na peça estudada por meio da otimização dos parâmetros do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Jose Viana, Universidade de Taubaté, Unitau

Mestrando em Engenharia Mecânica, área de concentração Produção Mecânica, na Universidade de Taubaté. Graduado em Engenharia Mecânica na Universidade Cruzeiro do Sul, e em Tecnologia Mecânica de Projetos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

Antonio Faria Neto, Universidade de Taubaté, Unitau Universidade Estadual Paulista, Unesp

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2005), Pós-doutorado em Planejamento de Experimentos pela Universidade Estadual Paulista (2011). Atualmente é pesquisador em Eficiência Energética na Univ. Estadual Paulista, Professor assistente doutor do Instituto de Ciências Exatas da Universidade de Taubaté e Prof.do Mestrado Profissional em Eng. Mecânica da Universidade de Taubaté. Dedica-se atualmente à pesquisa em Estatística aplicada à Engenharia e Tecnologias de Acumulação de Energia Elétrica.

Publicado

22-11-2013

Como Citar

Viana, D. J., & Faria Neto, A. (2013). Otimização do processo de fundição sob pressão aplicando o método de Taguchi. Revista Produção Online, 13(4), 1435–1465. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1431

Edição

Seção

Artigos