Um panorama dos níveis de ruído para conforto acústico de ambientes de ensino com vdt em áreas das regiões brasileiras

Autores

  • Maryana Scoralick de Almeida Tavares Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Bueno da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Erivaldo Lopes de Souza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i4.2694

Palavras-chave:

Ruído. Sala de aula. Laboratório de informática. VDT. Discente.

Resumo

As instituições de ensino têm papel fundamental na formação dos indivíduos, influenciando direta e indiretamente em questões sociais, econômicas e ambientais. Dentre os problemas de conforto ambiental mais encontrados em ambientes de ensino, destacam-se os excessivos níveis de ruído, que afetam o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é avaliar os parâmetros de níveis de ruído de seis laboratórios de informática com Video Display Terminals (VDTs) de Centros de Tecnologia de Instituições de Ensino Superior (IES) em áreas das regiões brasileiras, avaliando o comportamento e a conformidade do seu nível de ruído equivalente (LAeq) e elaborando um modelo matemático que compare os níveis de ruído entre as instituições. A conformidade dos níveis de ruído foi avaliada segundo a NBR 10152/1987, a ANSI S12.60-2002 e as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. O estudo se trata de uma pesquisa experimental, cujas medições técnicas foram realizadas de acordo com a NBR 10151/2000. A análise descritiva mostrou que os seis ambientes de ensino avaliados apresentaram LAeq superiores aos valores estabelecidos nas normas aplicáveis. Criou-se um modelo linear generalizado para comparar os níveis de ruído entre os laboratórios das instituições, que corroborou os resultados obtidos na análise descritiva. Avaliaram-se os aspectos arquitetônicos dos laboratórios e concluiu-se que os elevados níveis de ruído podem estar vinculados aos baixos coeficientes de absorção dos materiais presentes nessas salas. A originalidade está na análise das diferenças dos níveis de ruídos entre os laboratórios a partir de uma modelagem matemática, mas levando-se em consideração os aspectos arquitetônicos.

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Biografia do Autor

Maryana Scoralick de Almeida Tavares, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em andamento em Engenharia de Produção e graduação em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do grupo de pesquisa Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho (CESET).

Luiz Bueno da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado IV na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do grupo de pesquisa Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho (CESET).

Erivaldo Lopes de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

15-12-2017

Como Citar

Tavares, M. S. de A., Silva, L. B. da, & Souza, E. L. de. (2017). Um panorama dos níveis de ruído para conforto acústico de ambientes de ensino com vdt em áreas das regiões brasileiras. Revista Produção Online, 17(4), 1402–1434. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i4.2694

Edição

Seção

Artigos