Diagnóstico do gerenciamento da cadeia de suprimentos em um restaurante universitário através de estudo exploratório

Anna Paula Galvão Scheidegger, Juliana Helena Daroz Gaudêncio, Fabio Favaretto, Renato da Silva Lima

Resumo


Ganha cada vez mais relevância o setor de serviços na economia e sociedade brasileira. No entanto, os desafios das empresas, em especial micro e pequenas empresas, são inúmeros quando se considera a competitividade e as dificuldades impostas pela estrutura de mercado brasileira. Desta forma, compreender o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos de pequenas empresas torna-se extremamente importante, pois pode contribuir para a sobrevivência das mesmas. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico do processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos dentro do setor de serviços. Para isso, adotou-se como objeto de estudo um restaurante universitário, uma vez que o mesmo além de enfrentar os usuais desafios das micro empresas, apresenta características especiais que tornam o processo ainda mais complexo.  De caráter exploratório e utilizando-se de pesquisa qualitativa, o trabalho desenvolveu, através de ferramentas de mapeamento como o SIPOC e análise SWOT, uma melhor compreensão sobre o contexto e identificou algumas oportunidades para futuros estudos mais profundos, cumprindo assim com os objetivos propostos.

Palavras-chave


Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Gestão da informação. Fluxo de suprimentos. Setor de serviços. Restaurante universitário.

Texto completo:

PDF ♪ÁUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1924

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com