Logística reversa e identificação de produtos: revisão teórica para indústria eletroeletrônica

Uanderson Rebula de Oliveira, Fernando Augusto Silva Marins, Jorge Muniz Júnior

Resumo


A venda de produtos eletroeletrônicos cresce em função das inovações tecnológicas e da rapidez com que eles se tornam obsoletos, refletindo no aumento de um resíduo descartado denominado Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) ou Lixo Eletrônico. Oriundo do descarte de eletroeletrônicos, tais como desktopsnotebooks, impressoras e celulares, o REEE é um problema relevante, pois contém substâncias danosas ao meio ambiente e à saúde humana. Dessa forma, torna-se necessário uma disposição final adequada. Com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos devem estruturar e implementar sistemas de Logística Reversa (LR) mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor. Apesar de muitas empresas do setor de eletroeletrônicos se preocuparem com a LR de seus produtos, a revisão da literatura indica poucos resultados, evidenciando carência de trabalhos sobre o tema. O artigo analisa o panorama da LR e sua inter-relação com o lixo eletrônico e a tecnologia de identificação de produtos, com propósito de contribuir com a prática da PNRS. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura envolvendo a Logística Reversa, o Lixo Eletrônico e as Tecnologias de Identificação de Produtos. Por meio de um estudo de caso, Projeto SmartWaste da Hewlett-Packard (HP), pode-se inferir que o Código de Barras e a Identificação por Rádio Frequência (RFID) são tecnologias úteis e viáveis nas práticas de LR para o lixo eletrônico.


Palavras-chave


Logística Reversa. Lixo Eletrônico. Código de Barras. Identificação por Rádio Frequência. Revisão Sistemática da Literatura. Estudo de Caso.

Texto completo:

PDF ♪ÁUDIO♪


DOI: http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2049

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com