A COMPETIÇÃO BASEADA NO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Iara Tammela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alberto Canen UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i1.320

Palavras-chave:

Competição Baseada no Tempo, Vantagem Competitiva, Indústria Moveleira.

Resumo

A abertura comercial e a globalização das atividades econômicas têm introduzido novas formas de estratégias
competitivas entre as  empresas. A indústria brasileira de móveis não está imune em relação a esse novo contexto
mundial. As mudanças de mercado afetam todo o setor e a busca pela qualidade com o fim de satisfazer às
necessidades do cliente torna as empresas cada vez mais competitivas. Este artigo tem como objetivo mostrar
como a Competição Baseada no Tempo (TBC) pode ser uma estratégia eficaz para as indústrias moveleiras
brasileiras obterem uma vantagem competitiva sustentável, no que concerne à introdução rápida de novos
produtos, a satisfação dos clientes aliados à qualidade e custos competitivos. Será mostrado, também, um estudo
de caso numa indústria moveleira, no Rio de Janeiro, onde a aplicação da TBC e suas perspectivas são discutidas
“in loco”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

Tammela, I., & Canen, A. (2005). A COMPETIÇÃO BASEADA NO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO RIO DE JANEIRO. Revista Produção Online, 5(1). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i1.320

Edição

Seção

Artigos