Análise de desvio de condução para veículos de mineração à céu aberto

uma análise experimental baseada em algoritmos de reconhecimento de padrões

Autores

  • Danilo Saviotti Stangherlin Oliveira Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Lucas Roberto Peregrino Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Marcos Jordan Cota Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Renata Duarte Mellim Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Diva de Souza e Silva Rodrigues Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Flávio Henrique Batista de Souza Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v22i3.4698

Palavras-chave:

Desvio de Condução, Análise de Dado, Multilayer Perceptron, Fadiga

Resumo

Um dos setores mais relevantes da Indústria, a saber a mineração à céu aberto, tem uma das maiores demandas de atuação de processos otimizados por tecnologias para processos inteligentes. Durante o processo de mineração, alguns riscos são inerentes às atividades, o que pode condizer com uma real apreensão sobre os cuidados que os recursos humanos estão expostos. Assim, esta pesquisa foca no processo de condução veicular, com uma proposta de análise preditiva, com suporte de algoritmos de reconhecimento de padrões, para predizer possíveis desvios de condução para sua identificação e possibilitar tratativas preventivas, o que representa um investimento à proteção da vida dos condutores envolvidos. Pode-se encontrar estudos sobre o tema, que focam em análises preditivas do comportamento do motorista ou do veículo, mas o estudo proposto contribui com uma análise do processo produtivo. Durante os experimentos, algoritmos de reconhecimento de padrões baseados em Multilayer Perceptron (MLP), com uma variação de tipos e parâmetros com base na literatura, foram utilizados pra mensurar a capacidade de predizer o efeito Fadiga dos demais efeitos demonstrados em uma mineradora em operação. O processo contou com uma avaliação estatística tanto da base de dados fornecida, quanto os experimentos via MLP, com capacidades preditivas que chegaram a uma acurácia (baseada em AUC – Area Under the Curve, que se apresenta em valores entre 0 e 1) de 0.9742.

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Publicado

21-03-2023

Como Citar

Oliveira, D. S. S., Peregrino, L. R. ., Cota, . M. J. ., Mellim, R. D. ., Rodrigues, D. de S. e S. ., & Souza, F. H. B. de. (2023). Análise de desvio de condução para veículos de mineração à céu aberto: uma análise experimental baseada em algoritmos de reconhecimento de padrões. Revista Produção Online, 22(3), 3048–3076. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v22i3.4698

Edição

Seção

Artigos