Metodologias ativas no ensino de engenharia

uma revisão bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i2.4982

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino de engenharia, Revisão Bibliométrica

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliométrica sobre as metodologias ativas no ensino de engenharia. O estudo teve como objetivo analisar a produção científica existente sobre esse tema, identificando tendências de pesquisa, áreas de estudo e contribuições. Foram revisados 41 estudos publicados em periódicos científicos relevantes. A revisão revelou que as metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem por Projetos e Sala de Aula Invertida, são amplamente utilizadas no ensino de engenharia, com um crescente interesse nos últimos anos. Além disso, identificou-se tendências de pesquisa, como a utilização de tecnologias digitais e desenvolvimento de softwares que engajassem as aprendizagem e desempenho acadêmico dos estudantes de engenharia. Com base nos resultados bibliométricos, os cursos que mais se destacaram foram Engenharia de Produção e Engenharia da Computação com 6 trabalhos publicados cada. As descobertas da pesquisa destacam a importância dessas abordagens para promover uma formação mais efetiva, preparando os estudantes de engenharia para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Karlos Araújo Valença, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba, PB, Brasil.

Doutorando em Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Paraíba (2021-atual). Mestre (2021) em Engenharia Mecânica com ênfase na área de Processos de Fabricação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGEM/UFPB). Graduado em Engenharia de Produção (2017) pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). Ex-Professor Substituito (2022-2023) do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEP/UFRN). Pesquisador do Laboratório de Síntese e Caracterização de Filmes Finos (LabFilm) do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB). Experiência com docência na área técnica e profissional em Mecânica Industrial e Eletromecânica.

Referências

AL-ASHMORI, Yasser Yahya; OTHMAN, Idris; RAHMAWATI, Yani. Bibliographic analysis of BIM success factors and other BIM literatures using Vosviewer: A theoretical mapping and discussion. Journal of Physics: Conference Series. IOP Publishing, 2020. p. 042105.

ALSAWAIER, Raed S. The effect of gamification on motivation and engagement. The International Journal of Information and Learning Technology, v. 35, n. 1, p. 56-79, 2018.

ALVES, Nilo Barcelos; TOMETICH, Patrícia. Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 7, n. 3, 2018.

ARBELAITZ, Olatz et al. Analysis of introducing active learning methodologies in a basic computer architecture course. IEEE Transactions on Education, v. 58, n. 2, p. 110-116, 2014.

BADEN, Maggi Savin; MAJOR, Claire Howell. Foundations of Problem-based Learning. McGraw-hill education (UK), 2004.

BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, DG de. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION, Anais […], Cairo, Egito. 2014. p. 110-116.

BAR-ILAN, Judit. Informetrics at the beginning of the 21st century—A review. Journal of informetrics, v. 2, n. 1, p. 1-52, 2008.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BOLUDA, J. Cerda et al. An active methodology for teaching electronic systems design. IEEE Transactions on Education, v. 49, n. 3, p. 355-359, 2006.

BONWELL, Charles C.; EISON, James A. Active learning: Creating excitement in the classroom. 1991 ASHE-ERIC higher education reports, 20036-1183, 1991.

CANO, María Felipa Cañas. Active methodology and engineering skills. In: LACCEI INTERNATIONAL MULTI-CONFERENCE FOR ENGINEERING, EDUCATION, AND TECHNOLOGY: “INDUSTRY, INNOVATION, AND INFRASTRUCTURE FOR SUSTAINABLE CITIES AND COMMUNITIES”, 17., 24-26 July, Jamaica, 2019.

CAVIGGIOLI, Federico; UGHETTO, Elisa. A bibliometric analysis of the research dealing with the impact of additive manufacturing on industry, business and society. International journal of production economics, v. 208, p. 254-268, 2019.

C CERETTA, Gilberto Francisco; REIS, Dálcio Roberto dos; ROCHA, Adilson Carlos da. Inovação e modelos de negócio: um estudo bibliométrico da produção científica na base Web of Science. Gestão & Produção, v. 23, p. 433-444, 2016.

CONDE, Miguel Á. et al. Fostering STEAM through challenge‐based learning, robotics, and physical devices: A systematic mapping literature review. Computer Applications in Engineering Education, v. 29, n. 1, p. 46-65, 2021.

COSTA, Luciano Andreatta Carvalho. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19: a docência no Ensino Remoto em cursos de Engenharia. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. e152920-e152920, 2020.

CUNHA, Flávio Macedo. Ensino de engenharia: abordagem pela complexidade. Revista de Ensino de Engenharia, v. 34, n. 1, 2015.

DA SILVA, João Mello et al. Proposal of an active methodology for large groups and multiple. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON PROJECT APPROACHES IN ENGINEERING EDUCATION, Brasilia, 8, 941-946, 2018.

SILVA, Juarez Ramos. A docência em tempos de pandemia. Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 3, p. 296-301, 2021.

DA SILVA SOUZA, Cacilda; IGLESIAS, Alessandro Giraldes; PAZIN-FILHO, Antonio. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais–aspectos gerais. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.

DE ARAÚJO, Rafael Goncalves Bezerra et al. Developing professional and entrepreneurship skills of engineering students through problem-based learning: A case study in Brazil. The International journal of engineering education, v. 36, n. 1, p. 155-169, 2020.

DETERDING, Sebastian. The ambiguity of games: Histories and discourses of a gameful world. 2014.

DOMINGUEZ, Angeles; TRUYOL, Maria Elena; ZAVALA, Genaro. Professional development program to promote active learning in an engineering classroom. The International journal of engineering education, v. 35, n. 1, p. 424-433, 2019.

DOS SANTOS, Eduardo Ferro; BENNEWORTH, Paul. Makerspace for skills development in the industry 4.0 era. Brazilian Journal of Operations & Production Management, v. 16, n. 2, p. 303-315, 2019.

DOS SANTOS, Mauricio Teixeira et al. Ferramentas tecnológicas no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Revista de Ciências da Educação, 2021.

DURÁN, Mario J. et al. A learning methodology using Matlab/Simulink for undergraduate electrical engineering courses attending to learner satisfaction outcomes. International Journal of Technology and Design Education, v. 17, p. 55-73, 2007.

FERRARI, M. V. D.; CAMPOS, J. D.; SCARDUA, F. P.; DE SOUSA, V. M. C.; SIQUEIRA, S. Active learning methods in the teaching of interdisciplinary themes for engineering. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON PROJECT APPROACHES IN ENGINEERING EDUCATION, Brasilia, 8., 796-805, 2018.

FIDALGO-BLANCO, Ángel; GARCIA-PENALVO, F. J.; SEIN-ECHALUCE, M. L. International Journal of Engineering Education, v. 1, n. 35, p. 397-408, 2019.

FIDALGO-BLANCO, Ángel et al Validation of a semantic search engine for academic resources on engineering teamwork. International Journal of Engineering Education, v. 1, n. 36, p. 341-351, 2020.

FONSECA, Víctor M.; FLORES; GOMEZ, Jesica. Applying active methodologies for teaching software engineering in computer engineering. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, v. 12, n. 4, p. 182-190, 2017.

GALACHE, I.; PEREZ, P. Active teaching-learning methods on properties of air and atmospheric pollution. Informacion Tecnologica, v. 10, n. 6, p. 19-24, 1999.

GARCÍA-HOLGADO, Alicia et al. Improvement of learning outcomes in software engineering: active methodologies supported through the virtual campus. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, v. 16, n. 2, p. 143-153, 2021.

GONZÁLEZ-ROGADO, Ana Belén et al. Key factors for determining student satisfaction in engineering: a regression study. The International journal of engineering education, v. 30, n. 3, p. 576-584, 2014.

GUERRA, Aida et al. PBL, social progress and sustainability. In: INTERNATIONAL RESEARCH SYMPOSIUM ON PBL: SOCIAL PROGRESS AND SUSTAINABILITY, 6., Aalborg Universitetsforlag, 2017.

GUO, Pengyue et al. A review of project-based learning in higher education: Student outcomes and measures. International journal of educational research, v. 102, p. 101586, 2020.

HARDEBOLLE, Cécile et al. Gender, prior knowledge, and the impact of a flipped linear algebra course for engineers over multiple years. Journal of Engineering Education, v. 111, n. 3, p. 554-574, 2022.

HELLE, Laura; TYNJÄLÄ, Päivi; OLKINUORA, Erkki. Project-based learning in post-secondary education–theory, practice and rubber sling shots. Higher education, v. 51, p. 287-314, 2006.

HILARIO, Lucía et al. Gamification for Maths and Physics in University Degrees through a Transportation Challenge. Mathematics, v. 10, n. 21, p. 4112, 2022.

HSU, Shihkuan. Using case discussion on the web to develop student teacher problem solving skills. Teaching and teacher education, v. 20, n. 7, p. 681-692, 2004.

HUTTAR, Carol M.; BRINTZENHOFESZOC, Karlynn. Virtual reality and computer simulation in social work education: A systematic review. Journal of Social Work Education, v. 56, n. 1, p. 131-141, 2020.

SMITH, Karl A.; JOHNSON, D.; JOHNSON, R. Active learning: Cooperation in the college classroom. Interaction Book Company: Edina, MN, USA, 1991.

KALOGIANNAKIS, Michail; PAPADAKIS, Stamatios; ZOURMPAKIS, Alkinoos-Ioannis. Gamification in science education. A systematic review of the literature. Education Sciences, v. 11, n. 1, p. 22, 2021.

KANER, Israel et al. Case studies of BIM adoption for precast concrete design by mid-sized structural engineering firms. Journal of Information Technology in Construction (ITcon), v. 13, n. 21, p. 303-323, 2008.

KORTESOJA, Sandra L. Abelard to apple: the fate of American colleges and universities. Planning for Higher Education, v. 40, n. 3, p. 43, 2012.

LAGE, Maureen J.; PLATT, Glenn J.; TREGLIA, Michael. Inverting the classroom: A gateway to creating an inclusive learning environment. The journal of economic education, v. 31, n. 1, p. 30-43, 2000.

LEMOS, Pedro Bruno et al. IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 PARA O ENSINO DE ENGENHARIAS. Enciclopédia Biosfera, v. 18, n. 37, 2021.

MACHO-STADLER, Erica; JESÚS ELEJALDE-GARCÍA, Maria. Case study of a problem-based learning course of physics in a telecommunications engineering degree. European Journal of Engineering Education, v. 38, n. 4, p. 408-416, 2013.

MAIA, Maria de Fátima S.; CAREGNATO, Sônia Elisa. Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica. Perspectivas em ciência da informação, v. 13, p. 18-31, 2008.

MARIN, Maria José Sanches et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Revista brasileira de educação médica, v. 34, p. 13-20, 2010.

MARTIN, Carme et al. Improving learning in a database course using collaborative learning techniques. The International journal of engineering education, v. 29, n. 4, p. 986-997, 2013.

MARTINEZ, Sylvia Libow; STAGER, Gary S. Invent to learn: Makers in the classroom. The Education Digest, v. 79, n. 4, p. 11, 2013.

MICHAEL, Joel. Where's the evidence that active learning works?. Advances in physiology education, 2006.

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, v. 13, p. 2133-2144, 2008.

MORAIS, Paula; FERREIRA, Maria João; VELOSO, Bruno. Improving student engagement with Project-Based Learning: A case study in Software Engineering. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, v. 16, n. 1, p. 21-28, 2021.

MORENO, Murilo Onça; RINALDI, Giullia Paula. Impacto da pandemia de covid-19 sobre as estratégias metodológicas utilizadas para a aprendizagem da matemática no ensino superior. Caderno PAIC, v. 22, n. 1, p. 87-116, 2021.

PATTON, Ryan M.; KNOCHEL, Aaron D. Meaningful makers: Stuff, sharing, and connection in STEAM curriculum. Art Education, v. 70, n. 1, p. 36-43, 2017.

PONSA, Pere et al. Higher education challenges: introduction of active methodologies in engineering curricula. International Journal of Engineering Education, v. 25, n. 4, p. 799-813, 2009.

PRINCE, Michael. Does active learning work? A review of the research. Journal of Engineering Education, v. 93, n. 3, p. 223-231, 2004.

PUCINELLI, Ricardo Henrique; KASSAB, Yara; RAMOS, Claudemir. Metodologias ativas no ensino superior: uma análise bibliométrica. Brazilian Journal of development, v. 7, n. 2, p. 12495-12509, 2021.

SÁIZ-MANZANARES, María Consuelo et al. Systematic review on inclusive education, sustainability in engineering: An analysis with mixed methods and data mining techniques. Sustainability, v. 12, n. 17, p. 6861, 2020.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa, v. 15, 2020.

SILVA, Rui; RODRIGUES, Ricardo; LEAL, Carmem. Play it again: how game-based learning improves flow in Accounting and Marketing education. Accounting Education, v. 28, n. 5, p. 484-507, 2019.

EGGHE, Leo. Little science, big science... and beyond. Scientometrics, v. 30, p. 389-392, 1986.

SPECTOR, J. Michael. Remarks on progress in educational technology. Educational Technology Research and Development, v. 68, p. 833-836, 2020.

STRAYER, Jeremy F. How learning in an inverted classroom influences cooperation, innovation and task orientation. Learning environments research, v. 15, p. 171-193, 2012.

THOMAS, Douglas; BROWN, John Seely. Learning for a world of constant change: Homo sapiens, Homo faber & Homo ludens revisited. In: GLION COLLOQUIUM BY JSB, 7., June 2009, University of Southern California, 2011.

TORRUELLAS GARCIA, Julie et al. Creating an Interdisciplinary Curriculum within the Undergraduate Arts and Sciences through Agar Art. Journal of Microbiology & Biology Education, v. 23, n. 1, p. e00160-21, 2022.

VAN ECK, Nees; WALTMAN, Ludo. Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, v. 84, n. 2, p. 523-538, 2010.

VENTURINI, Simone Ferigolo; SILVA, Taís Oliveira. Uso e benefícios das metodologias ativas em uma disciplina de engenharia de produção. Cippus, v. 6, n. 1, p. 59-74, 2018.

Publicado

22-11-2023

Como Citar

Valença, A. K. A. (2023). Metodologias ativas no ensino de engenharia: uma revisão bibliométrica. Revista Produção Online, 23(2), 4982 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i2.4982

Edição

Seção

Artigos