Competitividade no setor industrial
análise do custo da ociosidade em uma fabricante de componentes veiculares na pré-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i3.5033Palavras-chave:
Custos, Gestão de custos, Ociosidade, Autopeças, CompetitividadeResumo
O conhecimento dos custos envolvidos na produção de bens e serviços se trata de algo com elevada importância no contexto empresarial da atualidade. Assim, o presente estudo objetivou identificar, mensurar e analisar os custos de ociosidade presentes em uma indústria metalmecânica, fabricante de turbinas automotivas, localizada no Sul do Brasil. Em termos metodológicos, foram empregadas diversas tipologias de pesquisa, iniciando-se por um estudo de caso complementado por uma pesquisa documental, de natureza descritivo-exploratória, com análise qualitativa e quantitativa. Os principais resultados encontrados indicam que há uma presença relevante de ociosidade nos processos estudados, e ao fazer uma simulação de um caso isolado desconsiderando os tempos ociosos, foi possível observar o quanto essa ineficiência distorce o custo final do produto.
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