Análise multicriterial em estratégia de operações: estudo de caso com compradores de arroz de seis redes supermercadistas

Autores

  • Marcelo Fernandes Pacheco Dias UFRGS
  • Jaime Evaldo Fernstenseifer UCS
  • Miguel Afonso Sellitto Unisinos-RS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.669

Palavras-chave:

Estratégia de Operações, Critérios Competitivos, Decisão Multicriterial, AHP em Estratégia, Preferências de Compradores.

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar um estudo de caso múltiplo que mensurou a prioridade dada por seis empresas compradoras de arroz aos critérios de competição observados no setor. O estudo de caso múltiplo foi feito em seis dos maiores supermercados com operações em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A competição no setor foi descrita por uma estrutura em forma de árvore. A primeira camada da estrutura incluiu os critérios preço, qualidade, variedade, imagem, desempenho de entrega e assistência ao comprador. Para a priorização, foi distribuída importância relativa entre os critérios de competição da estrutura, com base no método AHP de apoio à decisão multicriterial. A competição por qualidade foi a mais valorizada por cinco das seis empresas. A sexta valorizou mais a variedade. Comparações internas foram feitas entre os resultados da segunda camada da estrutura de competição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Fernandes Pacheco Dias, UFRGS

Mestre Doutorando em Administração pelo CEPAN - UFRGS

Jaime Evaldo Fernstenseifer, UCS

PhD em Management Science, professor e pesquisador do PPGA - UCS e do CEPAN - UFRGS

Miguel Afonso Sellitto, Unisinos-RS

Professor e pesquisador do PPGEPS - UNISINOS

Publicado

2011-09-06

Como Citar

Dias, M. F. P., Fernstenseifer, J. E., & Sellitto, M. A. (2011). Análise multicriterial em estratégia de operações: estudo de caso com compradores de arroz de seis redes supermercadistas. Revista Produção Online, 11(3), 707–734. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.669

Edição

Seção

Artigos