Os processos de aprendizagem organizacional e a inovação: um estudo de caso longitudinal (1986-1995) em uma empresa do setor petrolífero brasileiro

Autores

  • José Antônio Valle Antunes Júnior UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ivan de Pellegrin Produttare Consultores Associados
  • Rodrigo Pinto Leis Produttare Consultores Associados
  • Marco Zimmer Faculdade de Administração de Brasília
  • Guilherme Luís Roehe Vaccaro UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Daniel Pacheco Lacerda UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.774

Palavras-chave:

Inovação. Aprendizagem Organizacional. Criação de Conhecimento. Indústria Petrolífera.

Resumo

A inovação é um dos fatores importantes para as empresas. No presente estudo, verificou-se como ocorrem os processos de aprendizagem organizacional voltados à inovação em uma empresa da indústria petrolífera. O método de trabalho utilizado foi o Estudo de Caso. Para a realização da pesquisa, que teve caráter exploratório, foram realizadas entrevistas com profissionais ligados a história da empresa. Os relatos a respeito dos processos de inovação foram descritos por meio de análise de conteúdo e, após, relacionados com a tipologia de inovação proposta por Schumpeter (1942), com os tipos de aprendizagem de Malerba (1992), com os modos de aprendizagem single e double loop de Argyris e Schön (1978), com as formas de conversão de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997) e com os espaços de criação do conhecimento de Nonaka et al. (1998, 2000). Os resultados da pesquisa indicam que inovações radicais, de modo geral, demandam uma gama maior de estilos de aprendizagem, em comparação com inovações incrementais. A internalização e a socialização tendem a predominar em inovações radicais. Já a externalização e combinação são mais freqüentes nas inovações incrementais. Finalmente, os resultados apontam para o fato de que as aprendizagens do tipo single loop são relacionadas mais diretamente a inovações incrementais, ao passo que as de double loop são mais encontradas em inovações radicais.

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Biografia do Autor

Guilherme Luís Roehe Vaccaro, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Atualmente é professor do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Revisor do International Journal of Production Research, Produto e Produção, Produção Online e congressos nacionais e internacionais na área de Engenharia de Produção. Seus focos de pesquisa são Métodos Quantitativos e Gerência de Operações, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem, simulação, otimização, métodos multivariados, inovação.

Publicado

31-05-2011

Como Citar

Antunes Júnior, J. A. V., Pellegrin, I. de, Leis, R. P., Zimmer, M., Vaccaro, G. L. R., & Lacerda, D. P. (2011). Os processos de aprendizagem organizacional e a inovação: um estudo de caso longitudinal (1986-1995) em uma empresa do setor petrolífero brasileiro. Revista Produção Online, 11(2), 526–564. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.774

Edição

Seção

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