A estrutura intelectual de investigação de aglomerações produtivas: um estudo no âmbito da ABEPRO

Autores

  • Jaqueline de Fátima Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IF-SC
  • Janaína Gularte Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC
  • Nelson Casarotto Filho Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.1007

Palavras-chave:

Agglomeration productive. Local Productive Systems. Companies Network. Clusters. ABEPRO.

Resumo

A importância dos estudos em aglomerações produtivas e/ou empresariais é crescente, tendo em vista a relevância que essa estratégia vem ocupando como forma alternativa de competitividade. A partir disso, foram produzidas publicações, pesquisas e conhecimentos sobre diversos aspectos da disciplina. Assim, é interessante avaliar a estrutura intelectual que a comunidade científica atingiu neste âmbito de estudo e os rumos que tomou. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa foi explorar no âmbito da ABEPRO artigos relacionados ao assunto aglomerações produtivas, no período de 2005 a 2009, detalhando as análises nos anos de 2008 e 2009. Para tal, foi desenvolvido um estudo exploratório, bibliográfico, predominantemente quantitativo com nuances qualitativas nos periódicos da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) e nos anais do International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM). Os principais resultados apontam que a estrutura intelectual de investigação de aglomerações produtivas não oferece referencial teórico e metodológico consolidado. A análise da ABEPRO 2008-2009 fornece evidências para a maturação de novas pesquisas acerca de aglomerações produtivas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline de Fátima Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IF-SC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Desenvolve atividade docente nas áreas de Administração de Materiais, Custos, Teorias da Administração e Empreendedorismo. É pesquisadora do grupo Alimentação e Hospitalidade do IFSC. A área de pesquisa de interesse atual é redes de empresas e desenvolvimento local. É professora pesquisadora da CAPES no Programa Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação. Tem experiência profissional em administração de organizações privadas e públicas.

Janaína Gularte Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC

Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Trabalha como professora no Energia, na ECP e no Evolução. Atualmente é Diretora Executiva da Solaris Eco Iluminação e foi Diretora de Inovação Tecnológica do Projeto Sinapse da Inovação/Lâmpada Solar. Já foi professora da UNIVALI, do SENAC, da Faculdade Decisão, da UNISUL, do IFSC e da Faculdade Borges de Mendonça, onde atuou como coordenadora adjunta do curso de Administração. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria das organizações; planejamento estratégico; comunicação organizacional; gestão do conhecimento; arquivologia; recursos humanos; análise organizacional; projetos (PMBOK e outras metodologias); empreendedorismo; metodologia de pesquisa; gestão de empreendimentos de saúde; telecomunicações e serviços. Professora universitária de Graduação e Pós-Graduação em Administração de Empresas e áreas correlatas. Desenvolveu pesquisas em parceria com a CNPQ/UNESCO e FAPESC. Recebeu méritos científicos e é autora de publicações.

Nelson Casarotto Filho, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) com sanduíche na Universidade do Minho - Portugal. Atualmente é Professor Associado (estatutário) da Universidade Federal de Santa Catarina, onde pesquisa no Laboratório de Sistemas de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos e Investimentos (LABSAD), ligado ao Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. É o atual coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Produção da UFSC e editor do IJIE - Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, do Grupo AUGM - Associação das Universidades do Grupo Montevidéu. Ocupou diversos cargos públicos como Diretor da Secretaria da Indústria e Comércio de Santa Catarina, Gerente de Planejamento do BRDE em Santa Catarina, Secretário Executivo do Fórum Catarinense de Desenvolvimento, Presidente da Câmara das Aglomerações Produtivas e Redes de Empresas de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Avaliação de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, competitividade industrial, redes de empresas, competitividade e análise de investimentos. É autor dos livros Análise de Investimentos, Projeto de Negócio, Gerência de Projetos/Engenharia Simultânea, Redes de Pequenas e Médias Empresas e Desenvolvimento Local,e Elaboração de Projetos Empresariais, todos pela Editora Atlas.

Publicado

06-09-2011

Como Citar

Cardoso, J. de F., Gularte Cardoso, J., & Casarotto Filho, N. (2011). A estrutura intelectual de investigação de aglomerações produtivas: um estudo no âmbito da ABEPRO. Revista Produção Online, 11(3), 871–890. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.1007

Edição

Seção

Artigos