VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Autores

  • Marlei Mecca UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Romualdo Colauto UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Romualdo Colauto UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ilse Beuren FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Ilse Beuren FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i2.350

Palavras-chave:

Precificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada.

Resumo

Instituições de ensino superior privadas precisam avaliar os fatores críticos considerados pelos
acadêmicos no momento da escolha da instituição, bem como monitorar as variáveis
estratégicas determinantes no processo de satisfação dos consumidores. Assim, o  artigo
identifica as variáveis determinantes da precificação baseada no valor entregue ao consumidor
em instituições de ensino superior privadas. Para tanto, realizou -se um estudo descritivo, por
meio de uma pesquisa em  três instituições de ensino superior privadas. Para a coleta dos
dados utilizou-se um questionário fechado, a fim de identificar os fatores determinantes da
precificação fundamentada no valor para o consumidor, segundo o modelo de Philip Kotler.
Os resultados da pesquisa mostram que as principais variáveis de valor total para o
consumidor são a   qualificação do corpo docente, qualidade do curso, retorno dos
investimentos e adequação dos recursos físicos. Entre as variáveis de custo total para o
consumidor foram apontados os horários de aulas, o tempo e custo  com deslocamento, valor
da mensalidade, as  atividades complementares e a carga horária do curso.

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Publicado

24-06-2005

Como Citar

Mecca, M., Colauto, R., Colauto, R., Beuren, I., & Beuren, I. (2005). VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. Revista Produção Online, 5(2). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i2.350

Edição

Seção

Artigos