Uso de tecnologia da informação na indústria de alimentos e bebidas: um modelo de planejamento para pequenas e médias empresas de manufatura

Autores

  • Gibson Barcelos Reggiani UFES
  • Paulo Roberto Tavares Dalcol PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i4.585

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação. Planejamento de Tecnologia da Informação em PME. Planejamento de Pequenas e Médias Empresas.

Resumo

As variáveis determinantes do desempenho das pequenas e médias empresas (PMEs) estão associadas aos aspectos de capacidade empreendedora, economia regional, posicionamento no mercado e tipo de gestão operacional. Todos esses aspectos são influenciados pelo uso da tecnologia da informação (TI). Este artigo apresenta os fatores intervenientes no processo de gestão destas empresas e um modelo que contempla a TI como parte integrante do planejamento empresarial. O modelo, baseado na Teoria das Competências, identifica no contexto do negócio da empresa os fatores críticos ao seu sucesso, as capacidades e recursos necessários a sua sustentação e as métricas que deverão refletir a evolução dos resultados da empresa em relação aos seus objetivos. Associado a estas capacidades são identificados os recursos de TI, que deverão ser aplicados para alavancar as competências existentes, ou desenvolver novas competências, em função do foco estratégico e posicionamento da empresa no mercado. Também é apresentado um estudo de caso de uma PME manufatureira de bebidas onde o modelo está sendo aplicado. Apesar do pouco tempo de implantação, são apresentados resultados de algumas métricas que atestam a eficácia do mesmo. A despeito de ainda estar em fase de validação, sendo implantado em empresas de outros setores, o modelo tem se mostrado auspicioso principalmente por se tratar de uma abordagem cognitiva e recorrente, bem apropriada ao processo de gestão das PMEs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gibson Barcelos Reggiani, UFES

Engenheiro, Mestre Engenharia de Produção  (PUC-RJ), Doutorando Engenharia de Produção (PUC-RJ), Professor do Depto. Engenharia de Produção.

Paulo Roberto Tavares Dalcol, PUC-RJ

Engenheiro, Mestre Engenharia de Produção  (PUC-RJ), Doutor Engenharia de Produção, Professor do Depto. Engenharia Industrial.

Publicado

05-12-2011

Como Citar

Reggiani, G. B., & Dalcol, P. R. T. (2011). Uso de tecnologia da informação na indústria de alimentos e bebidas: um modelo de planejamento para pequenas e médias empresas de manufatura. Revista Produção Online, 11(4), 892–920. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i4.585

Edição

Seção

Artigos