Caracterização socioeconômica e análise aquícola na Bacia do Rio Doce em Minas Gerais (MG) e Espírito Santo

Autores

  • Weslley Souza Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), São Mateus, ES, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-5082-9090
  • Maiara Keury Silva Carvalho Instituto de Pesca, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, SP, Brazil.
  • Benhur Igor Campos Brito Instituto de Pesca, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, SP, Brazil. https://orcid.org/0009-0003-2710-1063
  • Vanielle Aparecida do Patrocinio Gomes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), São Mateus, ES, Brazil.
  • Mayra Jankowsky Instituto de Pesca, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, SP, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-4977-2955
  • Jocemar Tomasino Mendonça Instituto de Pesca, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, SP, Brazil. https://orcid.org/0000-0003-2797-3091
  • Rodrigo Randow de Freitas Instituto de Pesca, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, SP, Brazil. https://orcid.org/0000-0003-0170-6892

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i4.5408

Palavras-chave:

Comunidades tradicionais, Impacto socioeconômico, Políticas públicas

Resumo

A aquicultura tem grande destaque econômico e produtivo, decorrente da produção de alimentos saudáveis, geração de renda e emprego, além de contribuir no combate à pobreza e fome. No entanto, essa atividade vem sendo impactada por desastres ambientais, como o rompimento da barragem de Fundão em 5 de novembro de 2015, em Mariana, Minas Gerais (MG). Este estudo investigou os impactos desse desastre e caracterizou socioeconomicamente os aquicultores da região. Entre junho de 2021 e abril de 2022, foram aplicados 82 questionários em uma área de 5 km ao longo da calha do Rio Doce. Os dados analisados abordam os principais fatores da atividade, a cadeia produtiva, e as instituições atuantes. Assim, este estudo fornece bases para futuras pesquisas e apresenta pontos cruciais e de interesse público, especialmente para orientar políticas públicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslley Souza Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), São Mateus, ES, Brazil.

Técnico em Edificações e Técnico em Mineração pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Nova Venécia. Atualmente, está graduando-se em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Universidade Federal do Espirito Santo - Campus São Mateus). Anteriormente, bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Engenharia do Trabalho - Núcleo de Pesquisa do curso de Engenharia de Produção (NPGP) e do Programa de Educação Tutorial (PET) ProdBio. Atualmente, estagiário da Divisão de Recursos Materiais (DRMN) da UFES.

Maiara Keury Silva Carvalho, Instituto de Pesca, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, SP, Brazil.

Graduada em Engenharia de Produção, UFES/CEunes. Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Eraldo Tinoco (2017).

Benhur Igor Campos Brito, Instituto de Pesca, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, SP, Brazil.

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atuou no Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo com foco em resgate e reabilitação de animais marinhos. Tem experiência em análises ambientais e socioeconômicas com foco em recursos pesqueiros. Atualmente é Analista Ambiental com foco em assessoramento técnico a comunidades e povos tradicionais.

Vanielle Aparecida do Patrocinio Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), São Mateus, ES, Brazil.

Atualmente, sou Doutoranda em Energia pela Universidade Federal do Espírito Santo campus São Mateus, ES e Gerente de Projeto do Módulo de Caracterização Socioeconômica do PMAP. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES.Pós-Graduada em Direito Público com Ênfase em Gestão Pública com capacitação para Magistério Superior pela Faculdade Damásio na Unidade de Colatina-ES.Mestra em Energia pela Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES.Pós-Graduada em Geração e Uso de Energia pela Faculdade Educamais. Destaque em produções textuais e atividades de pesquisa sobre Identificação e Caracterização de Potencialidade Social Econômica e Ambiental; Método de tomada de decisão com multicritérios - AHP; Atividade Pesqueira; Eficiência Energética e Energia Eólica.

Mayra Jankowsky, Instituto de Pesca, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, SP, Brazil.

Formada em Ciências Biológicas (CRBio 89016/01), pela UFSCar com atuação voltada a ecologia humana e sistemas socioecológicos. Mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de São Carlos, sendo o doutorado com período no Stockholm Resilience Center. Pós-doutorado no Observatório de Literacia Oceânica, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade NOVA de Lisboa e Pós-doutorado no Instituto de Pesca. Experiência em pesquisa e atuação na área de sociedade e ambiente, especialmente voltada a área de gestão de recursos naturais. Tenho maior interesse na pesca artesanal, tanto na gestão participativa quanto na transformação de conflitos socioambientais. 

Jocemar Tomasino Mendonça, Instituto de Pesca, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, SP, Brazil.

Possui graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é pesquisador científico do Instituto de Pesca. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: pesca, ecologia e gestão de recursos naturais.

Rodrigo Randow de Freitas, Instituto de Pesca, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, SP, Brazil.

Bolsista de Produtividade Capixaba - EDITAL FAPES 06/2022 - BPC EDITAL FAPES No 06/2021. Professor Adjunto do curso de Engenharia de Produção em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES- CEUNES (2015). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Aquacultura pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2011; Mestrado em Aquacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006); Especialização em Educação e Gestão Ambiental (Faculdade Saberes - 2003); e Graduação em Administração de Empresas: ênfase em análise de sistemas (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória - 2001). Experiência na área de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Gestão de processos e produtos, análise de cadeias produtivas e Planejamento Estratégico.

Publicado

17-01-2026

Como Citar

Silva, W. S., Carvalho, M. K. S., Brito, B. I. C., Gomes, V. A. do P., Jankowsky, M., Mendonça, J. T., & Freitas, R. R. de. (2026). Caracterização socioeconômica e análise aquícola na Bacia do Rio Doce em Minas Gerais (MG) e Espírito Santo . Revista Produção Online, 24(4), 5408 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i4.5408

Edição

Seção

Artigos