Responsabilidade social empresarial: análise da relação entre a receita líquida e os investimentos socioambientais da Petrobras

Autores

  • Antonia Silva Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Juocerlee T. Guadalupe Pereira de Lima Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa Universidade Federal do Ceará - UFC.

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1057

Palavras-chave:

Petrobras. Balanço Social. Desempenho Socioambiental. Responsabilidade Social Empresarial. Receita Líquida.

Resumo

Este estudo insere-se no campo da Responsabilidade Social Empresarial – RSE. Procurou-se analisar o desempenho socioambiental da Petrobras, através do coeficiente de correlação entre o faturamento líquido e os investimentos em ações sociais e ambientais. Os dados foram coletados através dos balanços sociais da empresa no modelo proposto pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE, entre o período de 1998 e 2009. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, com uma abordagem quantitativa. Os resultados indicaram que existe uma correlação muito forte entre a receita líquida e os investimentos socioambientais, o que significa que a empresa possui um alto desempenho socioambiental, estando este fortemente relacionado com o desempenho financeiro. Porém, a associação mais forte encontrada em relação à receita líquida, foi quanto aos indicadores sociais internos e externos, com o coeficiente de correlação r igual a 0,982 e 0,977, respectivamente, enquanto o coeficiente de correlação encontrado na relação com indicador ambiental resultou em r igual a 0,722. Considerando-se por partes, o desempenho social da empresa é maior que o seu desempenho ambiental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Mestranda em Administração e Controladoria-Universidade Federal do Ceará - UFC.

Juocerlee T. Guadalupe Pereira de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Mestrando em Administração e Controladoria-Universidade Federal do Ceará - UFC.

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Doutor em Administraçao e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Doutora em Economia e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Maria Naiula Monteiro Pessoa, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Doutora em Engenharia da Produçao e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Publicado

02-03-2013

Como Citar

Silva, A., Lima, J. T. G. P. de, Cabral, A. C. de A., Santos, S. M. dos, & Pessoa, M. N. M. (2013). Responsabilidade social empresarial: análise da relação entre a receita líquida e os investimentos socioambientais da Petrobras. Revista Produção Online, 13(1), 108–133. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1057

Edição

Seção

Artigos