A influência das práticas de produção enxuta nos atributos qualificadores das células de manufatura

Autores

  • Giuliano Almeida Marodin Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP / UFRGS
  • Tarcísio Abreu Saurin Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP / UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1207

Palavras-chave:

Produção Enxuta. Lean Manufacturing. Manufatura Celular. Célula de Manufatura

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar como as práticas de Produção Enxuta (PE) influenciam no desempenho da célula de manufatura (CM), baseado no estudo teórico sobre os atributos que qualificam uma CM. Para isto, foi necessário desenvolver um conceito de CM que atenda a perspectiva do sistema sócio-técnico, incorporando um atributo técnico e outro social, e também a presença dos elementos de tempo, espaço e informação, que definem uma “célula real”. Como resultado, se evidencia que a maioria das práticas de PE tem como objetivo aumentar a presença dos elementos de tempo e informação nas CM. Seja pela detecção rápida de problemas, na atuação na solução de problemas ou no uso de uma quantidade de estoques mínima entre as atividades da célula, a PE busca formar uma unidade gerencial que simultaneamente reduza o tempo de processamento e informe constantemente sobre a situação de todos os recursos. Apesar de influenciar em um menor grau, o atributo organizacional e o elemento espaço também são influenciados positivamente pela aplicação das práticas de PE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliano Almeida Marodin, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP / UFRGS

Doutorando em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS. Coordenador adjunto do projeto Capacitação em Produção Enxuta 2011/2012 pelo DEPROT/UFRGS. Foi Professor da Escola de Administração da UFRGS e da UNIVATES. É formado em Administração e Mestre em Engenharia de Produção, ambos pela UFRGS.

Tarcísio Abreu Saurin, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP / UFRGS

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP / UFRGS. Doutor em Engenharia de Produção e Engenheiro Civil.

Publicado

19-11-2013

Como Citar

Marodin, G. A., & Saurin, T. A. (2013). A influência das práticas de produção enxuta nos atributos qualificadores das células de manufatura. Revista Produção Online, 13(4), 1252–1275. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1207

Edição

Seção

Artigos