Critérios e fatores críticos de sucesso para a implantação de sistemas de informação: um estudo de caso sob a perspectiva de uma empresa implantadora de sistemas

Autores

  • Eduardo Belmonte Möller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alejandro Germán Frank Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Nogueira Cortimiglia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1681

Palavras-chave:

Sistemas de informação. Implantação. fatores críticos de sucesso. estudo de caso.

Resumo

A implantação é uma das fases mais críticas para o sucesso dos sistemas de informação (SI). Existem vários critérios que definem o sucesso da implantação, assim como também há vários fatores que influenciam o sucesso esperado. Esses critérios e fatores de sucesso são tratados na literatura acadêmica de forma dispersa e, geralmente, desde a ótica de análise do cliente. Em razão disso, o objetivo deste artigo é preencher esta lacuna de pesquisa por meio da definição dos principais critérios e fatores críticos de sucesso (CFS) na implantação de SI na área de apoio à logística e planejamento da produção, considerando a ótica do fornecedor do sistema. Para tanto, o artigo apresenta um estudo de caso desde a perspectiva de uma empresa que implanta soluções de SI. Para analisar os fatores foram utilizadas uma classificação baseada na abordagem de sistemas sociotécnicos e matrizes de relacionamentos entre fatores críticos de sucesso e critérios de sucesso. Os resultados apresentam 14 critérios para avaliar o sucesso das implantações de sistemas e 31 fatores críticos para atingir este sucesso, com suas respectivas prioridades e relacionamentos para o caso estudado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Belmonte Möller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alejandro Germán Frank, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alejandro G. Frank é professor regular (Adjunto A) do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEPROT/UFRGS). Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidad Nacional de Misiones, Argentina (2007), Mestrado (2009), Doutorado (2012) e Pós-doutorado (2013) em Engenharia de Produção (com ênfase em Sistemas de Qualidade/Desenvolvimento de Produtos) pela UFRGS, Brasil. Foi pesquisador visitante do CNPq (sanduíche) no Dipartimento di Engegnaria Gestionale do Politecnico di Milano, Itália, durante o ano 2012. Obteve prêmios de pesquisa como o Prêmio ABEPRO 2013 na categoria melhor tese de doutorado, o 2012 Latin American Management Research Fund Award organizado pela Editora Emerald e pelo Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración (CLADEA), e o Concurso Jovens Empreendedores, organizado pela Universidad Nacional de Misiones. Suas principais áreas de pesquisas e atuação profissional são: Gestão de Desenvolvimento de Produtos, Gestão Organizacional, Gestão de Projetos e Gestão do Conhecimento.

Marcelo Nogueira Cortimiglia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado pelo Dipartimento di Ingegneria Gestionale (DIG) do Politecnico di Milano, Italia. Atualmente, é professor adjunto junto ao Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (DEPROT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Sistemas de Informação, Gestão da Inovação e Gestão da Tecnologia. Seus principais interesses de pesquisa incluem as seguintes temáticas: sistemas de informação Web, gestão estratégica de tecnologias de informação e comunicação, gestão da inovação, modelos de negócios em e-business, gestão do conhecimento, tecnologias mobile, ensino à distância e ambientes virtuais de ensino.

Publicado

14-11-2014

Como Citar

Möller, E. B., Frank, A. G., & Cortimiglia, M. N. (2014). Critérios e fatores críticos de sucesso para a implantação de sistemas de informação: um estudo de caso sob a perspectiva de uma empresa implantadora de sistemas. Revista Produção Online, 14(4), 1378–1403. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1681

Edição

Seção

Artigos