Qualidade da informação no PCP: análise dos fatores de influência e proposta de um método de diagnóstico

Autores

  • Eduardo Belmonte Möller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Guilherme de Oliveira Schattschneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alejandro Germán Frank Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Luis Duarte Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1026

Palavras-chave:

Qualidade da informação (QI). Planejamento e Controle da Produção (PCP). Método de diagnóstico. Estudo de caso.

Resumo

Um dos principais problemas que as empresas devem enfrentar no Planejamento e Controle da Produção (PCP) é a disponibilidade de qualidade da informação (QI) para subsidiar a tomada de decisões. Neste contexto, uma questão-chave é determinar quais os fatores que prejudicam a QI necessária para o PCP. Assim sendo, este artigo apresenta um estudo de caso no qual se realiza um levantamento dos principais fatores que influenciam na QI para o PCP. Além disso, propõe-se um método para a realização do diagnóstico da situação desses fatores nas empresas. Para analisar os fatores da QI foi utilizada uma classificação baseada na abordagem de sistemas sociotécnicos e foram utilizadas matrizes de relacionamentos entre fatores e áreas funcionais da empresa. Os resultados permitem identificar quais os principais fatores, áreas e processos que apresentam oportunidades de melhoria no que concerne à QI para o PCP. O trabalho apresenta resultados práticos que ilustram a forma de conduzir diagnósticos da QI no PCP. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Belmonte Möller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É aluno de graduação do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEPROT/UFRGS). Possui experiência profissional na área de Planejamento e Controle da Produção e Implantação de Sistemas de Informação para controle da produção.

Guilherme de Oliveira Schattschneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É aluno de graduação do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEPROT/UFRGS). Possui experiência profissional na área de Sistemas de Informação para a Gestão da Qualidade nos processos de fabricação.

Alejandro Germán Frank, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidad Nacional de Misiones (UNaM), Argentina (2007), e Mestrado em Engenharia de Produção (com ênfase em Sistemas de Qualidade) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil (2009). Atualmente é doutorando em Engenharia de Produção (área de desenvolvimento de produtos) no PPGEP-UFRGS e professor substituto no DEPROT-UFRGS, ministrando as disciplinas: Sistemas de Informações, Gestão Tecnológica e Metrologia. Tem experiência acadêmica na área de Engenharia de Produção atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos e Gestão de Desenvolvimento de Produtos.

José Luis Duarte Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Prof. José Luis Duarte Ribeiro possui doutorado em Engenharia pela UFRGS (1989) e pos-doutorado pela Rutgers - The State University of New Jersey (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes, assessor ad-hoc do CNPq, MEC e CAPES, membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, professor responsável pela área da Engenharia da Qualidade no programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, coordenador do Laboratório de Otimização de Produtos e Processos do PPGEP/UFRGS. Ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da EE/UFRGS. Ex-presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção em dois mandatos consecutivos 1998-2001. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia da Qualidade, Confiabilidade e Métodos quantitativos aplicados à Engenharia de Produção. (10/04/2009)

Publicado

02-03-2013

Como Citar

Möller, E. B., Schattschneider, G. de O., Frank, A. G., & Ribeiro, J. L. D. (2013). Qualidade da informação no PCP: análise dos fatores de influência e proposta de um método de diagnóstico. Revista Produção Online, 13(1), 37–60. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1026

Edição

Seção

Artigos