Avaliação de desempenho ambiental industrial: elaboração de um referencial metodológico

Andréia Marize Rodrigues, Caio Henrique Zeviani, Marcelo Giroto Rebelato, Lucas Borges

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um referencial metodológico para avaliação de desempenho ambiental em empresas industriais de forma ampla. O referencial metodológico desenvolvido é constituído por nove aspectos de avaliação, quais sejam: Gestão Organizacional, Recursos Humanos, Produto, Processo Produtivo, Instalações Físicas, Emissões, Desenvolvimento Social, Aspecto Econômico Financeiro e Mídia. Para cada um destes aspectos foram criados indicadores de avaliação, num total de 35 indicadores. Cada indicador é acompanhado de uma identificação numérica, uma descrição, uma meta genérica, sua métrica e unidade de medida e uma escala para mensuração do atendimento de cada indicador. Como ilustração, o referencial proposto foi aplicado para a avaliação em uma empresa industrial do setor metal-mecânico, tendo esta alcançado um desempenho ambiental de 84,0%.


Palavras-chave


Gestão Ambiental Empresarial. Impactos Ambientais. Indicadores de Desempenho Ambiental. Indústria. Empresas Industriais.

Texto completo:

PDF ♪ÁUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1719

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com