Modelo matemático para estruturação do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano para coprocessamento

Yuka Akasaka, Márcio de Almeida D'Agosto, Glaydston Mattos Ribeiro

Resumo


O sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano (RSU) pode se apresentar com várias estruturas. Este trabalho foca na estruturação do método de combustão com recuperação energética pelo coprocessamento, devido à contribuição que este método traz na diminuição do envio de RSU ao aterro sanitário. Com base em uma extensa revisão bibliográfica e avaliação das técnicas de modelagem e dos métodos utilizados na literatura para a resolução de problemas similares, elabora-se um modelo matemático genérico para estruturação do sistema logístico reverso do RSU para coprocessamento. Este modelo pode ser utilizado futuramente para projetar adequadamente este sistema e assim contribuir para a diminuição do descarte de RSU no aterro sanitário. 


Palavras-chave


Logística reversa. Gestão de resíduos. Problema de localização-alocação de facilidade. Problema de tomada de decisão multiobjectivo. Revisão bibliográfica narrativa.

Texto completo:

PDF ♪ÁUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2131

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com