IDENTIFICAÇÃO DE FATORES COMPETITIVOS NO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO ERVA-MATE

Autores

  • W. F. ROCHA JUNIOR UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • R. N. RINALDI UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • V. L. B. F. Rocha UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i3.318

Palavras-chave:

Erva-mate, projeto do produto, agronegócio.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo o estudo do produto erva-mate para chimarrão tendo como referência teórica o projeto de produto. Para tanto, esta pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados a matriz estrutural prospectiva. Assim, montou-se um sistema que continha quarenta variáveis e construiu-se uma matriz quadrática 40X40 que foi preenchida pelo pesquisador através de entrevistas. De posse das matrizes preenchidas criou-se uma matriz com a moda das respostas dos entrevistados, que passou por um processo (desenvolvido por um software de multiplicação matricial que estabilizou e hierarquizou as variáveis do sistema) destacando as mais motrizes (que mais influenciaram o sistema) e as mais dependentes (que mais foram influenciadas); ademais o programa plotou as variáveis num gráfico segmentado em cinco seções. Com base nessa classificação foram selecionadas as variáveis que estavam na seção I (mais motrizes) e seção III ( mais dependentes) do gráfico. De posse dessas variáveis elaborou-se as considerações finais. As variáveis estilo de vida, idade, Portarias 302, Portaria 303, Portaria 519 e Cultura foram as variáveis que mais influenciaram o sistema. Com relação as variáveis mais dependentes figuram as seguintes: embalagem, diferenciação, blend, sabor, que estão envolvidas com o composto de marketing. Assim, as variáveis estudadas podem ser estímulo para um estudo mais aprofundado, objetivando melhorar o desempenho do agronegócio da erva-mate, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias que viabilizem o seu consumo.

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Publicado

15-06-2004

Como Citar

ROCHA JUNIOR, W. F., RINALDI, R. N., & Rocha, V. L. B. F. (2004). IDENTIFICAÇÃO DE FATORES COMPETITIVOS NO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO ERVA-MATE. Revista Produção Online, 4(3). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i3.318

Edição

Seção

Artigos